Blog do Cel Wilton

Segurança Pública/Selva/Defesa Institucional da PMERJ. Espaço criado para recordar momentos na vida de um policial, neste caso teremos o " Escaninho de Recordações". Destaque para a manutenção permanente do fator Selva e sua proteção, bem como também, artigos sobre Segurança Pública e Defesa Institucional de uma de nossas mais importantes instituições brasileiras, as Policias Militares, particularmente a PMERJ.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Viva a PM!!!!. Niterói tem que honrar seu titulo de Cidade Invicta. Seelvvvaaa







É longo e entediante, mas faz parte do artigo que estou preparando, chamado " O LEGADO". É apenas uma rápida analise do que foi feito pelos poderosos de plantão , na área da segurança não pública, e que levou no bojo da arrogância, prepotência, incompetência, discriminação, certeza da impunidade, falta absoluta de preparo para o exercício dos altos cargos de uma das mais importantes funções do aparato administrativo de uma sociedade, (como um */ *  , pode comandar a Força Policial Ostensiva e de Investigação mais antiga e importante do Cone Sul por 9 anos ?). A resposta ai está : Índices criminais estratrosféricos. Transformação da Policia Estadual de Ordem Publica ( Estado RJ) , na Policia Municipal de Ordem Publica ( Município RJ), lançando à própria sorte 9 milhões de moradores do Interior, Baixada, parte da Zona Norte e parte da Zona Oeste. Descaracterização total daquela que já foi o modelo de Policia Ostensiva para todo o Brasil, quiça Cone Sul. Destruição de seus Aquartelamentos. Destruição de seu Apoio de Saúde. Destruição de sua mínima independência financeira, através de sua centenária Caixa de Economia. Ataque fatal ,cada vez maior, á sua dignidade, tendo em vista que nem seus salários mais se paga. Mas tem pior, a oficina do mal, dos neófitos, dos despossuídos do sadio espirito de corpo, aliados aos aventureiros de plantão, tantas experiencias inúteis fizeram, tantos caixotes de fumaça foram cheios até a boca,( a peso de ouro), que conseguiram tirar a capacidade combativa dos que já foram os mais conceituados Combatentes Urbanos do Pais. Confundiram-nos em sua essência, descaracterizaram-nos, submeteram a Tropa a uma quase lavagem cerebral, de dancinha pra cá, Mister M pra lá, Debutantes pra cá, abraço de amigo com plaquinha pra lá, Bandinha PM /Funk pra cá, ações de festinhas politicamente corretas, com fuzis espetando o nariz de todos pra lá, etc, etc... Cometeram o maior crime que um Chefe/ Chefes pode/m cometer em um TO, conseguiram baixar irremediavelmente o moral coletivo de uma Tropa fundamental e essencial para o controle da criminalidade violenta e armada, durante um longo período de tempo. E se isso não é Improbidade Administrativa, se não e Crime Militar de Alta Traição, contra às Instituições, contra a Sociedade, então não sei mais o que será.
Mas, me estendi demais, essa matéria será tratada como disse, no Artigo: " O LEGADO " que está sendo elocubrado com calma. No momento, quero apenas registrar, através de republicação de artigo postado em 2012 , para que nunca mais esqueçam a covardia que foi feita de 2007 para cá com a maravilhosa Terra de Ararigbóia . Seelvva !!!!
Wilton Ribeiro



29 de outubro de 2012
Niterói e seus problemas de Segurança Pública.
É bom trocarmos algumas ideias antes que seja tarde demais. A situação da Segurança Pública em Niterói
I. INTRODUÇÃO
Em Abril do corrente ( 2012), em razão de nova, mas nem por isso menos regular onda de criminalidade que assolou Niterói, causando as mortes de vários Niteroienses inocentes, independente de idade, profissão, grau educacional e classe social, este Oficial registrou no Blog do Cel Jorge da Silva na seção comentários, as seguintes opiniões:
Sinto que cada dia mais, nós Niteroienses, estamos sendo tratados como débeis mentais, desequilibrados mentais, alienados mentais, etc,etc,etc..( minha real apreensão, é que isso um dia seja provado e aprovado), senão vejamos:
II. DESENVOLVIMENTO
Passados vários momentos de altos e baixos (mais baixos do que altos), a realidade do efetivo e as técnicas e estratégias policiais ostensivas que atenderam Niterói a partir principalmente de 1975, mostravam em 2006 o seguinte Quadro de Situação:
1.O 12º BPM andava com o seu efetivo em torno de 1200 homens( Em 2001 atingiu 1400 homens ),
2. Havia o GETAM ( Grupamento Especial de Policiamento Tático Móvel), os famosos boinas azuis que patrulhavam a Cidade 24 horas por dia, com efetivo de 120 homens, criado em 2001,
3. Havia o saudoso GPAE( Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais) / UPP, implantado em 2002 no Morro do Cavalão, com sede em alvenaria e efetivo de 100 homens,
4. Havia o saudoso GEPAE/ UPP, implantado em 2006 no Morro do Estado, com sede em alvenaria e efetivo de 100 homens,
5. Haviam os saudosos Núcleos de Policiamento Comunitário dos Bairros de São Francisco, Santa Rosa, Pé Pequeno e Icaraí, com efetivo em cerca de no mínimo 30 homens( 1 Pelotão), cada um, implantados em 2001. ( 30+30+30+30 ).
6. Havia o heróico Canil do 12º BPM, com efetivo aproximado de 30 homens e cães, implantado na década de 70, desativado em 1994, reativado em 1995,
7. Havia a atividade meio do antigo CPI (Comando de Policiamento do Interior), depois CPA ( Comando de Policiamento de Área), da ESPM ( Escola Superior de Policia Militar) e do LIF ( Laboratório Industrial Farmacêutico), que podemos estimar em no mínimo 100 homens que usualmente apoiavam o policiamento ostensivo nas ruas de Niteroi, principalmente nos finais de semana, grandes eventos ou crises de aumento de criminalidade,
8. Havia o BPFMA ( Batalhão de Policia Florestal e de Meio Ambiente), implantado em 1988, na divisa entre Niterói e São Gonçalo, que embora com missão específica em todo Estado, usualmente cedia sua atividade meio, cerca de 50 homens em um efetivo de 400 homens, em apoio ao policiamento normal em Niterói em situações extraordinárias, em Operações em momentos de crises. Isso além de sua capacidade dissuasória contra o crime pela sua simples presença em garboso aquartelamento, a beira da Rodovia Amaral Peixoto,
9. Havia uma Cia Destacada, com sede de alvenaria, com efetivo de 90 homens, implantada em 2006 na localidade de Lagoinha, na base do Morro de mesmo nome, na localidade do Caramujo,, permitindo que 06 PATAMOS a quatro homens, cada um, combatessem 24 horas por dia o crime armado no Caramujo, tornando-o área habitável novamente,
10. Foram implantadas e cobertas com Policiais mais de 15 Cabines de Policiamento, nos Bairros de Santa Rosa, Icaraí, Fonseca, Barreto, Ingá, Centro e São Francisco, RO,
Os registros acima, nos reconduzem a um efetivo alocado até o ano de 2006, para policiar o Municipio de Niterói e Maricá na ordem de:
1200+ 120+ 100 +100+ 30+30+30+30+30+ 100+50+90 = 1910 Policiais Militares
O quadro de Abril de 2012, com o medo visitando as casas e as ruas dos Niteroienses e a sensação de abandono na área da Segurança Pública de nosso Município, apresentava o seguinte desenho:
1. O 12º teve seu efetivo reduzido para 800 homens (o Batalhão ficou seis anos sem receber reforço),
2. O GETAM foi desativado e seu efetivo enviado para o Rio de Janeiro,
3. O GEPAE do Morro do Cavalão foi desativado, voltando a condição de DPO, com 3 homens por dia ( 3x3 = 9),
4. O GEPAE do Morro do Estado foi desativado, voltando a condição de DPO, Com 3 homens por dia ( 3x3= 9 ),
5. Os Núcleos de Policiamento Comunitário foram desativados,
6. O Canil do 12º BPM foi desativado,
7. A atividade meio do antigo CPI e CPA, foi transferida para o Rio de Janeiro para ocupar a Cidade de Deus, a ESPM foi vendida, o LIF foi desativado.
8. O BPFMA foi totalmente descaracterizado como Departamento Militar, sua sede desativada e transferida juntamente com seu efetivo para o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro,
9. A Cia Destacada da Lagoinha foi tyransformada transformada também em um DPO, talvez reforçada a 5 homens por dia ( 5x 3 = 15 )
10. As cabines de policiamento pela 1ª vez na historia da Policia Militar foram abandonadas, desocupadas, largadas, despoliciadas, enferrujadas, e tudo ficou por isso mesmo, dia após dia meses após meses, anos após anos.
Apurando-se o efetivo Policial Militar em Abril do corrente (2012), depara-se com o aterrador quadro:
1. 12º BPM- 800 homens,
2. “DPO” ex-GEPAE do Cavalão- 9 homens,
3. “DPO” ex-GEPAE do Morro do Estado- 9 homens
4. “DPO” ex- Cia Dest da Lagoinha – 15 homens, 
5. Portanto, 800 + 9+ 9 + 15 = 833 homens.
Com o advento da ocupação de algumas áreas críticas no Município do Rio de Janeiro, ( algumas inclusive já estavam há anos ocupadas pelos GPAES, o antecessor da UPP) sem que os criminosos fossem presos ou mortos na forma da lei, em razão da teoria do deslocamento da mancha criminal, numerosas hordas de criminosos violentos passaram a se homiziar e operar nas áreas limítrofes, daí, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Zona Norte e Zona Oeste do Rio e Baixada Fluminense, sofreram o fenômeno do transbordamento criminal que passou a matar,roubar, roubar para matar, arrombar, traficar, sequestrar, como nunca antes tínhamos visto em nossa Terra.
A verdade é, que a desproporção entre os criminosos e os agentes da lei passou, em um desequilíbrio cada vez mais crescente a ser o principal fator de massacre consentido da população de nossa antes pacata Niterói.
Pois os números estão a nos mostrar suas vísceras sanguinolentas dos inocentes mortos, uma vez que de 2007 até 2012, o Policiamento de Niterói havia perdido arrogantemente, prepotentemente, insensatamente, 1910 – 833= 1077 homens. 
Este é o numero de heróis sociais que de 2007 até os nosso dias deixaram, de proteger nossos filhos, netos, mulheres, idosos, vizinhos, amigos, visitantes. Isso sem colocarmos em pauta o aumento da população que em 1975, andava em 300.000, em 2001, 400.000 e nos nossos dias quase ou mais de 500.000 mil Niteroienses a necessitarem o mínimo de proteção.
Na virada de Abril para Maio do corrente( 2012), mercê de alguma, diria até dócil, demonstração de indignação levada às ruas e jornais pela apavorada População clamando por segurança, alguns O C S anunciaram que um grande reforço estava sendo objeto de planejamento através dos responsáveis pela Segurança Pública.
Alguns dias após foi tornado público o grande reforço policial para Niterói em caráter imediato, que registramos, abaixo:
1. 200 homens para compor o efetivo do 12º BPM,
2. 100 homens para compor uma Cia Destacada no Morro do Cavalão,
3. 100 homens para compor uma Cia Destacada no Morro do Estado,
4. Rondas diuturnas a serem realizadas pela Cia de Motocicletas do Batalhão de Choque do Rio de Janeiro,
5. Rondas Ostensivas em Comboios, a serem realizadas pelo BPChq e BOPE, ambos do Rio de Janeiro,
6. 1 Esquadrão de 30 Homens e Cavalos para patrulharem diuturnamente a Região Oceânica.
7. Aplicação do recurso do reforço de policiamento através dos PM de folga, em razão de nova legislação que permitia o “ bico oficial” através de pagamento, projetos conhecidos como PROEIS e RAS ( os homens de braçadeira vermelhas). Uma ótima solução, mas tem vantagens e desvantagens, assim como não é uma panaceia para todos os males da Segurança Pública.
III CONCLUSÃO
Em Outubro do corrente, após uma inquietante calmaria, nos deparamos com o quadro abaixo:
1. Os 200 homens que vieram como reforço em abril, há muito já deixaram a terra de Ararigbóia, em direção ao sortudo Bairro do Leblon para comporem UPP,
2. Os 100 homens da “Cia Destacada” do Morro do Cavalão, nunca existiram, continuando lá o DPO ex GPAE ( que já teve 100 homens), com 3 homens por dia,
3. Os 100 homens da “Cia Destacada” do Morro do Estado nunca lá compareceram, continuando lá o DPO ex GPAE ( que já teve 100 homens), com 3 homens por dia,
4. A Cia de Moto Patrulhamento, após alguns bordejos pela Cidade, seus integrantes nunca mais foram vistos, nem individuais nem em casal,
5. O Esquadrão de Cavalaria, logo no inicio, mercê das dificuldades de alojamento, teve seu plantel acometido de gripe equina e desapareceu rumo a longínqua Campo Grande, sua Sede.
6. Os comboios do BPCHq e BOPE, estão sendo chamados pela população de Policiamento Conceição, se patrulhou, ninguém sabe ninguém viu....
7. Os “ braçadeiras vermelhas” tem sido o fato novo. O verdadeiro ovo de colombo, só não podemos esquecer que são Policiais trabalhando nas folgas,( com todas as suas vantagens e desvantagens).
E assim, na virada de Outubro para Novembro, nós Niteroienses estamos a ver nosso filhos sendo assaltados e alguns mortos, vendo donas de casa sendo estupradas dentro de suas casas após serem roubadas, vereadores sendo mortos a rajadas de balas em frente as suas casas, Desembargadores sendo metralhados ao buscarem seus netos em escolas tradicionais, sequestros relâmpagos , mulheres e homens baleados às portas de bancos, famílias sendo feitas reféns após terem tido suas casas arrombadas, hordas consumindo crack a qq hora principalmente nos bairros de Icaraí e Centro, traficantes exercendo sua mercância da morte à luz do dia, terror,terror,terror( de muitos), indignação, indignação, indignação( de poucos), mentiras, sofismas, mentiras( de alguns). 
E assim , a sociedade Niteroiense, cada vez mais dócil, dócil, dócil. Portanto, a aparência, como as coisas estão e caminhando, é que não há solução, o que não quer dizer que, se deva parar de lutar, isso nunca. Ousar lutar, ousar vencer. Mas, é importante trazer à baila alguns finais considerandos, para que encerremos esse pequeno ensaio sobre Niterói, Crime, Segurança e Policia.
O 12º BPM está lutando como um leão, aliás, êle além do Batismo de Ararigbóia, teve também a seu tempo a alcunha de Batalhão do Leão, mesmo com oitocentos e poucos homens, quando deveria ter no mínimo dois mil. È uma covardia institucional o que se vem fazendo com essa Unidade.
Nunca se viu tanta arrogância, prepotência, certeza da impunidade, ausência de zelo com a responsabilidade pública e falta total de cobrança dos mecanismos republicanos, a tentar reparar, amenizar que seja, a discriminação que a população de Niterói está sofrendo, ao mesmo tempo nunca se viu tanta docilidade, subserviência, submissão, conformismo, acomodação e espírito de colonizado da sociedade Niteroiense, sociedade essa que já escreveu milhares de páginas históricas na formação da Nação Brasileira.
O QUE ESTÁ CONTECENDO COM A SOCIEDADE NITEROIENSE?????????
Niterói, 28 de Outubro de 2012
Cel PM WILTON SOARES RIBEIRO
.
Curtir


Curtir


Amei


Haha


Uau


Triste

Grr

Comentar
2Maurício J. Costa e Marcos Silva Assis
Comentários
Nelson França

Nelson França Meu comandante parabenizo pelo comentário. Infelizmente poucos comandantes cobraram ou comentaram a má gestão da Segurança Pública imposta por uma pessoa arrogante e com sinceridade., enganou 9 anos. Inúmeros policiais militares mortos e feridos. Com a sua teimosia e arrogância praticamente dividiu a nossa PMERJ, sendo que é de conhecimento, ele queria inclusive acabar com a estrutura miliar da bossa Corporação. O Legado deixado pelo nazista é de um Estado que a população tornou-se refém dentro de sua própria casa,
Curtir · Responder · 33 min

Wilton Ribeiro
Escreva um comentário...



Postado por wilton ribeiro às 23:45 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 29 de outubro de 2016

Misericordia XLIII, ou, Esqueceram de chamar o Guarda da esquina..


É um Pais realmente diferente. É um Pais que está sempre a usar  o binóculo ao contrario. 60 mil homicídios no ano de 2015 ( mais do que toda Guerra do Vietnã). Criminosos roubando celulares, portando fuzis de guerra, a qualquer hora , em qualquer lugar. Aliás, Fuzis e Granadas a pamparra, nas mãos de crianças de 12, 13 anos, já como chefetes de Bocas de Fumo. Tsunami de explosões de caixas bancarias eletrônicas. Cadeias pegando fogo Brasil a fora. Explosão dos indices criminais, em proporções percentuais nunca jamais vistos em nosso Estado  do rio de Janeiro e em outros  também,  etc, etc. Os tres Poderes da Republica, se reunem, tendo como tema único e portanto principal, a Segurança Publica, e aí....não chamam a Policia para participar...Gostaria apenas de lembrar, a Policia, que faz Policia, que quando o Povo pede socorro 24 horas por dia está a seu lado. A Policia, que com sua ação baixa, ou sua omissão permite que cresçam os índices criminais, não foi chamada. Gostaria de lembrar também que, fora nos casos extraordinários previstos na Constituição Federal, essa Policia não está subordinada a nenhum dos Órgãos que estavam presentes na reunião, portanto nem representadas estavam. Lamentável, extremamente lamentável.
Postado por wilton ribeiro às 00:03 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

"Quem com ferro fere com ferro será ferido"






 Em Outubro de 2013, o desamor institucional, o desapego ao mais comezinho sentimento de espirito de corpo sadio, bem como o excesso de temor reverencial  aos poderosos da época  e a inapetência para o nobre exercício do comando, levaram a que Oficiais e Praças  da PMERJ em uma de suas mais longas e terríveis noite de trevas,  fossem encarcerados em Bangu I,  pelo  cometimento do crime de lutarem por melhores salários. Quero deixar bem claro que minha visão sempre foi e sempre será, a de que,  "cadeia foi feita para homem".  Se erraram, se afrontaram a autoridade constituída, o Comando, então, cajado neles. Mas que cumprissem suas penas , até mesmo em uma Fortaleza do Exercito ( Estabelecimento Militar), ou em um Navio de Guerra fundeado na Baia de Guanabara ( Estabelecimento Militar). Mas,  em um local que confronte totalmente com todos os diplomas legais, nunca. Lembrem-se senhores Cmt, Chefes, e Diretores PM, a arma mortal, chamada GUILHOTINA , em um dado momento cortou a cabeça até de seu inventor.........
Obs- O texto abaixo foi escrito em meu facebook, no dia 20 Out de 2013.


Sempre é bom relembrar, principalmente tendo em vista que as afrontas aos nossos diplomas legais continuam. Por que somos a única classe para a qual a lei não vale ??
É inacreditável o rumo que as coisas estão tomando. O MP e o Poder Judiciário estão, não mais como postura pontual, e sim estabelecendo como norma, o desconhecimento e/ou afrontamento total das leis, provocando cada vez mais um estado de insegurança jurídica ao lidar com os legais e legítimos direitos do Polici...al Militar. Senhores Comandantes , Chefes e Diretores (a principio), a perda de prerrogativas legais e legitimas é altamente danosa e perigosa para toda a Instituição PM. Não esqueçam das fortes e históricas mensagens de Maiakovski ( Na primeira noite roubam uma flor de nosso jardim e não dizemos nada........ ). Bertold Brecht ( Primeiro levaram os negros, não me importei, não sou negro....) e Martin Niemoller ( Um dia vieram e levaram meus vizinhos que eram judeus, como não sou judeu não me importei.....) entre outros. A mensagem do arbítrio é que, ao arrepio da lei, de repente todos nós poderemos ir parar em Bangu 8,7,6,5,4,3,2,1, antes de sermos julgados e condenados e perdermos as patentes ou graduações, INCLUSIVE OS SENHORES. Por que somente para o Policial Militar a lei não vale ????? Que diabo de Estado Democrático de Direito é esse ???? Que Constituição Federal é essa ??? Que Estatuto do Policial Militar é esse ?? Que Decreto Lei de Prisão Especial do Presidente Café Filho é esse ??? Que diabo de missão constitucional de Preservação da Ordem Publica é essa ??? Valeu a pena o grande Ulisses Guimarães bradá-la como Constituição Cidadã na Casa Maior das Leis em 1988 ???. Valeu a pena ter 5000 mil (cinco mil) Policiais Militares mortos em serviço desde 1809 até os dias de hoje em defesa da lei, da ordem e consequentemente da Sociedade ??? Vou morrer sem aceitar este preconceito funcional social , nem mesmo entender, e lutar contra ele até a morte. Por favor, temos 204 anos de bons (ótimos) serviços prestados. Abominamos os covardes e a covardia. Nossa cultura é a do desassombro. Nossas pupilas quando se dilatam não é por medo, é para enxergar melhor aqueles que querem nos fazer mal. Somos PM, não temos medo, nosso imortal lema é Servir e Proteger, a todos, sem distinção, sem preconceitos ..... Selva!!!!!!

Postado por wilton ribeiro às 03:29 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 11 de outubro de 2016

P13, A SALVAÇÂO. Quem sabe ??

Toda vez que pressinto ter uma mal dormida noite a frente, infalível dor de cabeça durante o dia , não muito forte, mas com persistência militar,  chega devagar e fica.
A primeira  vez não foi diferente. Primeiros alguns sucessivos curtos sonhos, acordares repentinos, tremores e suores sem justificativa aparente. Em determinado período selvático de minha vida,  cheguei a desconfiar de malária, mas não , foi diagnosticado leshimaniose em estágio inicial. Curado pela Fundação Oswaldo Cruz, nem por isso os tremores e suores noturnos cessaram totalmente.
Mas uma coisa era certa, sempre,  até os dias de hoje, na segunda ou terceira noite desde os sinais iniciais, recebia eu, sempre pela madrugada,   a visita de um antepassado ilustre. Assim foi, quando no longínquo ano de 1993, passei o Comando do Bope, às nove horas da  noite, para o mais Graduado no momento, o saudoso então Subtenente Ademar, apresentando-me a seguir, preso ao Cmdo Geral, por não aceitar  injustiças explicitamente urdidas e cometidas contra minha Unidade e Oficial sob meu Comando. Naquela madrugada fui visitado por um triunvirato composto pelos Coronéis Assunção e João José de Brito e um Oficial desconhecido que me foi apresentado como parente longínquo do Maj Portugal. Queriam me ouvir, queriam saber exatamente o que houvera acontecido. Narrei- lhes em detalhado relatório verbal militar. Ao término, apenas trocaram significativos olhares. Sem dizerem uma palavra entre si, foram unânimes em afirmar : Parabéns Ten Cel Wilton, em seu lugar faríamos o mesmo. Fique tranquilo, vida que segue. Os Chefes serão informados. Parabéns e sucesso. Acordei apavorado, com a palavra sucesso martelando as têmporas. Sucesso como? Estou destruído, alijado do sistema !! Carta fora do baralho!! O tempo, senhor da razão, mostrou que os mensageiros estavam certos. Aleluia !!!

Por ocasião da absurda tentativa de venda, destruição do QG PMERJ, nova visita pela madrugada, em um dos momentos que parecíamos  derrotados pelas forças do mal. O barulhos das caixas registradoras soavam ininterruptamente nos patios castrenses. A demonstração cabal e vergonhosa de mercância, que já havíamos assistido pouco antes,  por ocasião da extinção, esquartejamento e salgamento de nosso solo sagrado,  de nossa casa maior do saber superior, a ESPM, antiga Sede da formação de todos os Oficiais Treme Terra, estava bem próximo de ocorrer também com nosso Templo Sagrado, nosso Quartel dos Barbonos. Dessa vez veio a dupla maior, o Marechal Vidigal e o Brigadeiro Castrioto. Envoltos em diáfana nuvem azul gendarme, ambos em farda de instrução, acompanhados por numeroso séquito, que provocava ensurdecedor barulho de coturnos, talíns , espadas e espadins, correntes e chapas de soleiras. Dessa vez demoraram mais tempo, quase até o amanhecer.  Queixas, lamurias, sentimentos de culpa, não os faziam entender onde erraram, onde cometeram os erros típícos de falta de coordenação, exemplaridade, planejamento estratégico, formação, entranhamento medular do espíritum de corpo,   etc...  Estavam atônitos. Como  seus descendentes poderiam cometer aquele crime de traição institucional concretizado pela venda e destruição da Casa Maior da Ordem Publica, do Bastião da Lei e da Ordem, do Templo Sagrado  dos Homens de Azul. Mais uma vez prestei-lhes relatório detalhado. Resumi todas as iniciativas que um grupo de antigos Oficiais já haviam tomado na defesa de nosso QG. Apresentei  fatos , datas e nomes, registrando inclusive que todos os traidores  já estariam sendo  listados , com procedimentos previstos em OS  Especial,  para terem seus nomes, retratos e almas colocados na Galeria dos Traidores Institucionais (GTI), criada e normatizada pelo saudoso Cel Vidal. Pela primeira vez os ouvi vibrarem,  e vi seus rostos se iluminarem em curto sorriso, penso até ter ouvido, do fundo do quarto um " yeeaaaaaaaa" !!!! " Chegou o momento das despedidas. É totalmente incompatível e risível bater  continência com roupas de dormir, mas não resisti e despedi-me com  bastante gravidade. Empertigaram -se, disseram algumas palavras de encorajamento e repetiram com metálica  voz ,   antes de desaparecerem,  as célebres palavras de Dolores Ibárruri:   Cel Wilton, diga, por favor, ao Cel Belo, Presidente da AME,  que " NO PASARÁN " !!!!!!
E de fato, quem passou foram eles. Eles passaram, se foram, mas não passaram com sua indignas e  impuras botas sobre nosso QG.  Nosso QG ai está. Vivo vibrante. Monumental.

Mas dessa vez foi diferente, veio a dor de cabeça durante o dia, veio a insônia, os curtos momentos de sono vieram,  vieram os tremores e suores noturnos , mas  eles não vieram.
 O que veio, só foi percebido por mim pela manhã. Estava cansado.  Lutara muito tempo durante a madrugada contra pesadelos horríveis e vertigens intermináveis. Sabia que eles estiveram em meu quarto. Sentia suas presenças. Sentia o cheiro do couro dos coturnos de Infantaria e botas de Cavalaria. Até um teimoso toque de corneta tinia  surdamente em meus ouvidos. Olhei detidamente em toda a volta. Foi quando senti o cheiro de um borrão  de lacre, ainda quente,  recém impresso em um documento sobre a minha escrivaninha. Era uma folha grossa de papel especial, como se fosse um pergaminho. Com o coração batendo descontroladamente li:



Quartel em Dimensão Castrense Superior
Outubro de 2016

Providencias a imediato prazo para  aqueles que desejarem salvar o que restou de nosso amado Estado do Rio de Janeiro, no campo da Segurança Pública.

1.Reunir-se com as Policia Militar e Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema Penitenciário, Representantes Politicos e Imprensa  e informar,  que sem a interpretação das leis a favor das forças do bem, nada será possível;

2. Comprar em regime especial:
              . 4.500 Fuzis, novos,  de inquestionável qualidade, sendo 500 para a PC e 4.000 para a PM. Munição em quantidade compatível.
             
              . 100 Viaturas especiais para Patrulhamento Tático, blindadas.
             
               . 20 VBTP ( Caveirão).


              . 20.000 Coletes
  
               . Radios de VTR e Portáteis.

3. Reduzir de 38 GPAE/UPP para , a principio,  20. Dos 5000 Homens recuperados, destinar 1600 para comporem Comboios junto as 100 Vtr adquiridas. Iniciar Patrulhamento Agressivo.
   Apoiar as UPP restantes, as mais criticas,  com 1400 Homens ( Onde tem Policia não pode ter bandido).

   Recompor  os Batalhões, em áreas críticas, com os restantes  2000 Homens finais.

4. Determinar que O BOPE, CHOQUE e a Unidade de Cães, realizem ações sistemáticas nas áreas que perderem as UPP.

5. Investir pesado no HCPM e HPM/Nit.

6. Pagar o salario da Tropa em dia;

7. Recriar a Caixa de Economias da Policia Militar;

8. Comando e EM sempre a frente da Tropa;

9. Reuniões sistemáticas de avaliação , de todo Sistema Criminal.

E que Deus, o Senhor de Todos os Exércitos nos ampare.



OBS- As providencias a  médio e longo prazo serão planejadas e executadas em seus devido tempo.


ACUSE ESTAR CIENTE.
   


Terminei de ler. Sai a varanda. O frescor da manhã , o cantar dos pássaros,  o cheiro das flores e o barulho característico da floresta em redor, tudo representava vida, amor, paz.

Reli o documento em busca de nuances cientificas, policiológicas, antropofilosóficas, comunitariproximidadescas.  Não tinha, era apenas um reduzidíssimo trabalho de P13, isto é P1 e P3.

Mas que pode vir a salvar nosso Estado do Rio de Janeiro. Quem sabe?????

A dor de cabeça passou, o sono voltou, os tremores e suores noturnos cessaram . É, quem sabe???

Estou encaminhando para os canais competentes, o " Escalão Girafa".
              


Postado por wilton ribeiro às 22:43 2 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Arquivo do blog

  • maio (6)
  • junho (11)
  • julho (3)
  • agosto (9)
  • setembro (4)
  • outubro (6)
  • novembro (2)
  • dezembro (1)
  • fevereiro (1)
  • março (3)
  • abril (5)
  • maio (5)
  • julho (1)
  • agosto (2)
  • setembro (3)
  • outubro (2)
  • dezembro (1)
  • janeiro (4)
  • fevereiro (5)
  • março (4)
  • abril (6)
  • maio (3)
  • julho (3)
  • agosto (2)
  • setembro (2)
  • outubro (5)
  • novembro (2)
  • dezembro (3)
  • janeiro (14)
  • fevereiro (1)
  • março (1)
  • abril (6)
  • maio (6)
  • setembro (1)
  • outubro (4)
  • novembro (7)
  • dezembro (3)
  • janeiro (3)
  • fevereiro (4)
  • março (3)
  • julho (3)
  • agosto (2)
  • novembro (3)
  • fevereiro (2)
  • março (1)
  • junho (1)
  • julho (1)
  • agosto (1)
Tema Simples. Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.