terça-feira, 21 de maio de 2013

VIVA A PM!!!!!!!!


A humildade é ação cimentadora da argamassa formadora das grandes Instituições.

 Boa a noticia, aliás muito boa, a respeito da decisão da PM em resgatar o antigo hábito de  realizar a formação regionalizada/ descentralizada.

A PM do antigo Estado do Rio de Janeiro usava este recurso, com muito sucesso aliás. É claro que uma das principais justificativas era a maior dimensão geográfica do Estado, que obrigava a descentralização de medidas administrativas e operacionais.  Em razão disso inclusive , utilizava muito bem, a aplicação do Oficial ORU ( Oficial de Recrutamento de Unidade) . Era também alternativa muito eficiente.

Veio a Fusão, e o cacoete de pensar e agir no sentido de que o Estado do Rio de Janeiro para efeito de administração e distribuição de recursos era apenas o antigo Estado da Guanabara, se enraizou com rapidez e profundidade, inclusive nas Policias. O sistema de recrutamento e formação regionalizados/ descentralizados foi sepultado. No 1º Comando do Sr Cel PM Nazareth Cerqueira , algumas experiências tímidas foram realizadas, mas não atenderam as necessidades crescentes de aumento de efetivo.

No final do 2º Comando do mesmo Oficial, no 2º semestre de 1994, assessorava eu, o Sr Cel PM Granja, na DGEI ( Diretoria Geral de Ensino e Instrução) quando recebemos ordem de planejarmos uma inclusão de Recrutas, pautada totalmente no Recrutamento e Formação regionalizados/ descentralizados. Vibrei, era  totalmente a favor e defensor de tais mecanismos. O final do ano e consequentemente do período do Comando Geral estava a terminar, e a solução do Escalão Superior a respeito de nosso planejamento não vinha. Eis que faltando pouquíssimos  dias para terminar Dezembro, um pacote de documentos retornou a DGEI, entre eles o tal planejamento de inclusão de Recrutas. Li e reparei imediatamente que não havia sido analisado e nem decidido, principalmente com respeito aos locais de implantação das Companhias Escolas ( hoje Companhias Pedagógicas). O Cel Granja havia sido dispensado naqueles dias, pois havia passado para inatividade. O Sub Diretor, o Ten Cel Tavares me deu carta branca para decidir. Senti que a PM não poderia desperdiçar aquela oportunidade. Terminei o documento, listando as OPM que em meu entender teriam estrutura para promover tanto o Recrutamento como a Formação regionalizados/ descentralizados, e conclui, estimando o efetivo a cursar em cada uma. Claro que não poderia esquecer de Niterói e do 12º BPM. Cravei 250 Recrutas, um tanto aleatoriamente para aquele Batalhão. Mal sabia eu que, alguns dias depois, já na nova Administração,  receberia o honroso convite do novo  Cmt Geral, Sr Cel PM Dorasil, de comandar o Batalhão de minha terra, o 12ºBPM.  E muito menos poderia supor, que aquele antigo planejamento da DGEI, na íntegra, fora aceito pelo novo Escalão Superior.  Resultado, em meados de Junho de 1995, recebo, com euforia, ordem em BOL da PM, para montar em prazo recorde, uma Cia Escola local, com a finalidade de receber e formar 250 Recrutas, de acordo  com as Diretrizes da DGEI. O destino é um problema.....( eram os mesmos 250 Recrutas, em números , que eu havia inserido no planejamento global da DGEI, no final de 1994).

Encerrando, gostaria de registrar mais uma vez meus parabéns a PM em mudar seus conceitos,e entender que o CFAP havia atingido, já há muito, seu grau máximo de capacidade de formação com eficiência. Que o recrutamento e a formação regionalizados/descentralizados, foram, são, e sempre serão, institucionalmente, coisas boas para a PM e para a Sociedade. Que, em 1975, portanto há 38 anos, foi feita uma fusão entre os dois Estados, a principio irreversível. Criando-se um novo e ÚNICO Estado, portanto  para efeito de planejamentos, políticas públicas de segurança e distribuição de recursos, há que se pensar sempre, não mais na Guanabara, não mais no antigo Estado do Rio de Janeiro, e sim no novo e ÚNICO Estado do Rio de Janeiro.
Que venha o Recrutamento Regionalizado, que venha a Formação Descentralizada, VIVA A PMERJ!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário