domingo, 9 de junho de 2013

HOMENAGEM AO MAJ PM PEREIRA

ESCANINHO DE RECORDAÇÕES

Na próxima Terça feira ( 11/6), um grupo de Oficiais Treme Terra visitará em Nova Friburgo um companheiro de farda que está muito mal de saúde. Já o fizemos há uns três meses atrás, é o  Maj Pereira.

 
Com muito orgulho reproduzo abaixo texto histórico, confeccionado pelo Cel PM Ronaldo, encaminhado ao Cel PM Piancó, no qual relata atitude heróica e inteligente do então Aspirante PM Pereira, que, com a sua capacidade de decisão, forjada em nossa saudosa Escola  de Formação de Oficiais ( hoje transformada em um patio de containers) salvou a vida de seus subordinados, no que poderia ser um combate desproporcional ( uma vez que  os revoltosos desciam com todas as Unidades do Exercito sediadas em Minas Gerais e mais a Policia Militar daquele  Estado, que já havia aderido ao movimento) e sanguinário entre irmãos  brasileiros. OBS- Cabe registrar que à época a nossa PMRJ, não possuía efetivo, telefone celular, radio móvel , armamento e munições compatíveis para a situação, binóculos militares, nem mesmo viaturas que permitissem acionar mensageiros. Enfim, não estava apetrechada de forma alguma para o cumprimento da missão recebida pelo nosso Aspirante. Segue a narrativa:



                                   " Saudações e abraços a todos.

Infelizmente não participarei pessoalmente do grupo que irá visitar o nosso amigo José Pereira, nesse momento tão difícil de sua vida. Não estarei em pessoa mas espiritualmente estarei unido a vocês nessa linda manifestação de solidariedade fraternal e Cristã ao amigo. Diariamente invoco ao Pai Criador pelo amigo Pereira em meu Terço Matinal, às 07 horas, pedindo o seu restabelecimento, creio que o nosso Deus fará por ele o que for de melhor.
Quero aproveitar essa oportunidade para me declarar um grande admirador do nosso "irmão Pereira", por muitas de suas qualidades de amigo, mas sobretudo por um "episódio", que até se contava com certa jocosidade em que ele fora protagonista, coisa de nós brasileiros, que às vezes vaiamos até o Hino Nacional. Quero me referi ao episódio acontecido no dia "31 de Março de 1964", noite gloriosa do nosso País, que estava quase absorvendo oficialmente o perigoso regime comunista russo, quando as Forças Armadas declararam o movimento revolucionário de "31 de Março de 1964". Toda a imprensa brasileira divulgava o fato, o país parara, entramos em regime de prontidão. A nossa gloriosa e saudosa e antiga PMRJ, então comandada por um "simpatizante" comunista, oficial do Exército, ficou um pouco "atônita", teríamos que obedecer ordens do nosso comandante geral. Em Barra do Piraí, onde se instalava o Terceiro Batalhão, servia o garboso Aspirante-a- Oficial José Pereira, coitado, recebeu ordem para comandar um Pelotão de Policia e ficar na divisa do município de Barra do Piraí, num local denominado Belvedere, a fim de deter o prosseguimento dos revoltosos que vinham para o Rio de Janeiro. Missão dada, missão "mais ou menos" cumprida pelo inteligente e sagaz Aspirante Pereira. Os seus comandados, como eles depois contavam, todos "se borravam" menos o Aspirante, que com sua conhecida tranquilidade e inteligência aguardava os "inimigos". Muito tempo depois, quando os revolucionários se aproximaram, o grande aspirante-a-oficial Pereira comandou: Pelotão Sentido, cobrir, firme, Ombro Arma!... A passo firme, sem tremer, dirigiu-se ao comando revolucionário, um General, e apresentando-se: Aspirante-a-oficial-José Pereira- do Terceiro Batalhão da PMRJ- se apresentando solidário aos vossos ideais, pronto para cumprir todas as ordens. e assim chegou em Barra do Piraí, sem nenhuma contestação de seus superiores, foi verdadeiramente um ato, não somente de inteligência mas também premunitório.. Vivi 27 anos na PMERJ, nunca vi e soube de uma atitude tão inteligente, corajosa e lúcida como esta do nosso amigo Pereira, digna de se registrar nos anais históricos de nossa PMRJ, que por um desequilíbrio de sua parte poderia causar uma tragédia, faz-nos lembrar o General romano ANÍBAL, que ao atravessar os Alpes, vendo que seus soldados, cansados, esmoreciam, subiu a um monte e bradou: Não esmoreçam meus soldados, coragem, além dessas montanhas nos esperam planícies imensas... e venceram a difícil batalha...
O que narro ouvi muitas vezes de muitas praças daquele batalhão, que declaravam, emocionados, orgulhosos, como eu estou agora ao narrar por escrito esse lindo episódio de nossa história policial, que fora um momento muito difícil para eles, que, por qualquer erro por parte do "Aspirante Pereira", eles poderiam pagar com a própria vida. E assim o nosso Amigo Pereira foi o primeiro cidadão fluminense a se solidarizar com os ideais revolucionários de 31 de Março de 1964, por isso devemos nos orgulhar de termos como amigo este verdadeiro guerreiro " Asp-a-Oficial- José Pereira", um exemplo para todos nós.
Terminando, vou transcrever aqui um trecho da "Oração pelos doentes", que diariamente eu rezo no terço matinal: Vós, ò meu Deus, fazei penetrar em seu coração estas palavras: O importante é a saúde da alma! Ò Senhor que se cumpra nele a Vossa vontade completamente e, se desejais que se cure, seja-lhe concedida a saúde completamente... Amém.
E assim, amigo Piancó, que vocês possam levar ao amigo Pereira muita alegria neste ato fraterno .
MEU ABRAÇO AMIGO A TODOS VOCÊS.
RONALDO "


Viva o Aspirante PM Pereira, viva a PM!!!!!!!!!!! Obrigado caros amigos Ronaldo e Piancó.

4 comentários:

  1. Rodrigo Marcos Pereira12 de outubro de 2013 às 11:47

    Sou Rodrigo Marcos Carvalho Pereira; tenho 36 anos; meu pai que faleceu este mês; faria aniversário de 70 anos em 17\10\13 sempre foi um homem de bem; inteligente e destemido; ao encontrar com seus amigos; hoje a maioria coronéis da reserva da PMERJ; ouvi dezenas de narrações de fatos heróicos e de muita coragem de papai. Eu estava em certa ocasião com ele na Alameda São boa Ventura (Niterói - RJ); tinha por volta dos meus 12 anos; ele avistou um meliante assaltando uma senhora idosa e a empurrando; imediatamente disse; passe pra trás filho; sacou a sua pistola e acompanhou o assaltante correndo; assim que entrou em rua transversal a supracitada Alameda (Onde atualmente é o Habibis Fonseca); fechou o marginal com o carro; o rendeu e mandou largar a bolsa; enfim; só vemos estas ações em filmes e eu presenciei meu destemido pai proteger a sociedade. Hoje vemos tantos policiais corruptos e com "rabo preso"com a marginalidade; que temos sim que elogiar; lembrar e condecorar estes verdadeiros militares; homens de bem; aguerridos e honestos........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo, continue a orgulhar-se de seu pai, ele era um bom homem. Abraço.

      Excluir
  2. Obrigado comandante. Se souber algo de emprego de "motorista particular ou de parlamentar e desembargador";peço que entre em contato comigo 21 99733-4002. Pois estou desempregado e precisando muito. ABS fraternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se souber de algo ligado ao assunto te informarei. Abraço.

      Excluir