domingo, 25 de janeiro de 2015

Fator Selva sempre presente. Ela , a ONÇA possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos. Seeellvvva !!!!!!!!!


« Projeto Onçafari: no rastro da onça-pintada

Praticamente invisíveis, com garras afiadas e reflexos apurados. Movem-se com cautela. Calculam cada passo. Mesmo no chão repleto de folhas secas nenhum barulho é perceptível. Eles estão lá, mas é impossível avistá-los. Andam pelo ambiente como se fossem fantasmas e, quando menos se espera, partem para o ataque. Os felinos são especialistas na arte da caça e farão qualquer coisa para matar sua presa.
Os gatos são caçadores noturnos e solitários em sua maioria. Possuem grandes olhos posicionados para frente, o que permite julgar distâncias com precisão. À noite sua visão fica seis vezes mais apurada do que a nossa. Eles devem essa alta sensibilidade ao tapetum, uma membrana que fica atrás do cristalino e reflete a luz que passa pela pupila. É o brilho refletido por essa camada que vemos quando colocamos a lanterna nos olhos de um felino.
Os outros sentidos também são aguçados. Orelhas grandes, móveis e em forma de funil, captam o som de qualquer animal que esteja por perto. Bigodes altamente sensíveis e olfato apurado ajudam na navegação e permitem localizar um alvo mesmo no escuro total.
Almofadas na sola das patas ajudam a abafar o som e permitem que o predador se aproxime sem fazer barulho. A pelagem se mescla com o ambiente e dificulta a visualização (As listras de um tigre se misturam com a grama alta enquanto as rosetas de felinos encontrados em florestas imitam o efeito dos raios de luz que passam pela copa das árvores).
As garras retráteis permanecem guardadas na maior parte do tempo. Assim, elas não se desgastam e permanecem afiadas. Quando o felino precisa escalar ou agarrar uma presa, elas aparecem rapidamente em um mecanismo semelhante ao de um canivete.
Os felinos são predadores de topo de cadeia, controlam a população de presas, abatem os indivíduos mais vulneráveis, eliminam portadores de doenças e são essenciais para a manutenção de um ecossistema saudável.
Respeitados e venerados por alguns e temidos e perseguidos por outros, a maioria das espécies está em declínio. A destruição do habitat, a caça para a fabricação de medicamentos e confecção de casacos e a perseguição de fazendeiros que querem proteger seus rebanhos são as principais ameaças.
É inegável o poder que temos para mudar o mundo. Nenhuma espécie tem um controle tão grande sobre a Terra quanto os seres-humanos. Esse fato coloca sobre nós, queira gostemos ou não, uma responsabilidade gigantesca: Não é somente o nosso futuro que está em nossas mãos, mas o destinos de todas as outras criaturas com quem dividimos o planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário