sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Porque morrem tantos PM assassinados no Estado do Rio de Janeiro

Simples assim: Sabem porque o PM do Estado do Rio de Janeiro é o Policial que mais morre por ação de assassinato de criminoso violento no mundo??
É porque ele é o único inimigo natural do crime e do criminoso violento, que restou.  Tanto no âmbito do Sistema Criminal,  como no do variado tecido social que abriga principalmente os setores influentes da sociedade.
Senão vejamos :
Em qualquer lugar do mundo, a Policia é investida de  grau elevado de respeito. O MP a respeita. O Judiciário a respeita, o Defensor Público  a respeita, o Governo a respeita, cabe registrar inclusive a recente posição, tornada pública,  pelo futuro PR dos EUA: " Quem assassinar Policial será condenado a morte !!!!". O criminoso a respeita. Os politicos a respeitam.  Em alguns,  não poucos , ela é respeitada pela Imprensa e até pelo Povo.
Alguém sempre dirá. Ah,  mas aqui a PM é diferente, não tem moral, não tem autoridade, rouba, extorque, etc...
Não, não é nada disso. Toda classe de atividade, seja pública ou privada,  tem e terá sempre sua" banda podre". Desnecessário gastar palavra  nesse campo, justamente quando se vive e revive a cada momento,  as intermináveis ( ainda bem) operações fracionadas da operação mãe  " Lava Jato", colocando na cadeia ( física), pessoas " acima de qualquer suspeita".
 Então, na média,  não somos tão ruins assim, para justificar esse extermínio absurdo, totalmente ausente de senso civilizatório,  de nossa tão já sofrida Tropa.


Na Selva,  os inimigos naturais são identificados, catalogados e registrados cientificamente, basicamente pelo instinto de sobrevivência. É o estado natural. São outros parâmetros, outras " leis".


Na Urbe, no cadinho civilizatório, o homem já há muito entendeu a importância dos Contratos, das Leis, dos Regulamentos, enfim das Normas,  a regerem as cada vez mais intrincadas relações sociais. Bem como as estruturas formais  de poder. Uma a complementar e apoiar a outra, sempre buscando sinergia através da integração.
Pois bem, o que se vê,  no nosso caso,  é que fomos abandonados. Primeiro  pelos outros membros do Sistema Criminal ( Ministério Público, Poder Judiciário, Policia Civil, Defensoria Pública, etc). Em um segundo momento pelos Órgãos de Comunicação Social, pelos  Politicos, e até pelo nosso outrora padrinho e protetor, de quem herdamos o modelo estrutural, o Exercito Brasileiro, a partir de quando, por estado de necessidade, em razão  das intermináveis  reformas previdenciárias, viramos o " Filho militar feio, gordo, pesado,  custoso  e em eterna crise de identidade". Até nosso pai biológico, o Governo/Estado, nos abandonou, mais recentemente.
Os criminosos  violentos, passaram a perceber, no dia a dia,  que, todas essas forças institucionais, que realmente alicerçariam, o poder global estatal no combate a criminalidade violenta, em trabalho outrora integrado, recuaram e continuaram recuando,  nas suas missões principais. As Leis passaram a ser interpretadas a favor daqueles que as infringiam. O PM passou a ser "eleito como sendo o mal de todas as a coisas".
Menos uma Força, a PMERJ. Seja por hábito, vicio, ou até quem sabe , virtude, ela não recuou um passo. Continuou e continua , ao longo de seus 208 anos, cumprindo sua missão constitucional. Dai , virou o inimigo natural, identificado, visível e incansável.  Único a trazer prejuízo e estress, aos cada vez mais violentos,  criminosos  violentos e suas organizações. Inclusive no combate a máquina oxigenadora da coluna vertebral de toda criminalidade violenta de nosso Estado ,que é o tráfico de drogas.
 Creio ser essa é a explicação mais coerente e prática, por que estamos morrendo como moscas. Simples assim...
 Ou as forças vivas da sociedade, incluindo-se ai, o restante do Sistema Criminal,  acorda e firma um  legal, forte, factível ,  eficaz, público,  pacto de sobrevivência da sociedade e " chega junto" ao " Mug esmulambado ",  que mesmo sendo diuturnamente assassinado, continua teimosamente servindo  e protegendo  a cada vez também,  mais abandonada população de nosso Estado, ou a maior Força de Ordem Pública do Brasil vai acabar. Será eclipisada. Perderá sua atual característica de barreira física entre a civilização e a barbárie.
Ainda bem que,  pelo menos, o Povo, aquela parcela  mais humilde, ainda não nos abandonou. Não abandonou sua PM.  Porque sabe que é a única Instituição que ainda pode contar. Ele sabe que  as madrugadas costumam a ser longas, frias, insalubres e extremamente violentas.....

71 comentários:

  1. Palavras lúcidas de alguém que viveu, e conhece a fundo, o problema da violência urbana e da criminalidade em nosso Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela intervenção caro Jober. Algo terá que ser feito " UU".
      Cel Wilton

      Excluir
  2. Parabéns cel como gostaria ter o sr como comando geral . Eu sei Treme Terra a sua competência como comando geral fui soldado estou reformando, se cel rr no comando não custa tentar. Por o sr lugar , estamos largados ao quem é próximo a morrer eu que o sr tem conhecimento conv este comando ele rr como o senhor , eu estou reformando ,tenho um filho com 27 anos polícia militar RJ .Não durmo meu pai foi dá PMERJ meu avô foi cel como o senhor antigo Guanabara foi para Brasília.obrigado por pelo desabafo fica na paz. SEELLVVAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca a fé. As coisas vão melhorar. Seelvvvaa !!!!

      Cel PM Wilton.

      Excluir
  3. Meu amigo e Comandante, fico pesaroso e triste com o destino que estão dando aos nossos guerreiros tendo a vida ceifada e logo depois viram estatística, deixando a família sem o devido sustento pois passam para a fila das pensionistas que somente com a ajuda de um vidente conseguem ter ideia de quando e quanto receberão parceladamente. Posto quase que diariamente no Facebook e Redes Sociais visando atingir companheiros de jornada na caserna, mas não percebo quase mais nenhum interesse pelos assuntos profissionais, preferindo brincadeiras com charges e discussões pueris sobre asunto totalmente alheio a nossa realidade, em que sendo o maior passaremos a ser "engolidos" pelo menor. Suas palavras me dão novo ânimo, pois percebo que nesse abrigo de guerra ainda existem combatentes que lutam por um Estado e um País melhor, em prol dos seus habitantes. Receba o meu cumprimento e agradecimento por estarmos ombreados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo Cel Lessa. Não podemos desistir. Tenho a certeza que, com a colocação de um Oficial nosso no Conselho de Administração do Rio Previdência, nossas Pensionistas passarão a ser tratadas com mais respeito e humanitarismo.
      Cel PM Wilton

      Excluir
  4. Caro Comandante e amigo, sábias palavras, uma demonstração de conhecimento técnico e experiência profissional, o que falta bastante a nível de segurança pública, não só no RJ, mas em todo o nosso Brasil.
    Há uma inversão de valores muito grande. Quando morre um PM, em confronto, a notícia não passa de poucas linhas e palavras nos jornais diários. Mas quando morrem marginais em confrontos com policiais, a notícia é repetida vários dias e inclusive com repercussão internacional e etc. Até às autoridades locais se anteciparem às investigações e anunciarem uma punição administrativa aos policiais envolvidos. A punição é sempre antecipada, independente de apuração.
    Fica aquela máxima de que somente três tipos de pessoas gostam do PM. Uma é o próprio PM, a segunda é um família próximo, mãe, pai, filho, esposa. A terceira, a vítima, mas somente naquele momento que precisa. Aí procura e chama: Seu guarda, fui roubado...
    Parabéns Comandante. Forte Abraço do amigo Lopes, atualmente em Aracaju/SE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total acordo caro amigo Cap Lopes. Muito duro, mas é a realidade.Muito obrigado pela intervenção e sucesso sempre.
      Cel PM Wilton.

      Excluir
  5. Em tempo: Fico honrado e orgulhoso de um dia ter feito parte do seu Estado-maior no saudoso 12BPM.👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo, eu é que me sinto honrado de ter tido a oportunidade de trabalharmos juntos.
      Cel PM Wilton

      Excluir
  6. Simples e direta a mensagem. Precisamos desta lucidez neste momento difícil. Obrigado por nós disponibilizar este texto ímpar que vêm para nossa reflexão e para nos orientarmos. Estou compartilhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo Cel Azeredo, " Estamos juntos".
      Cel PM Wilton.

      Excluir
  7. Boa noite Comandante.
    Esta total inversão de valores, aliada à postura do judiciário e do legislativo que vivem fora da órbita natural e visível do mundo agreste, que só atinge a população e os PPMM tem mantido a sociedade prisioneira nas casas, locais de trabalho e nas ruas.
    Esta se posta amedrontada e sem destino.
    E eh verdade vossa abordagem que só resta a briosa como "isopor que serve como boia" em oceano com tubarões famintos. Quem sair daí sem uma perna ou braço se da por satisfeito diante da omissão dos gestores públicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo caro Cel Leonardo. Obrigado pela intervenção.
      Cel PM Wilton.

      Excluir
  8. "A ordem pública periga onde não se castiga." (Marquês de Maricá) Simples assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Periga mais ainda quando só a Policia é castigada, caro amigo Cel Larangeira.
      Interessante esse momento que estamos vivendo. Pela primeira vez, em muitos e muitos anos, não deu para culpar a PM nos sangrentos episódios carcerarios no Norte do Pais.. Foi o bastante para o Sistema Persecutório Padrão ( SPP) vir abaixo. Foi só a PM ficar invisível e quietinha, para o caos persecutório se instalar em todos os níveis de poder, com acusações e desacusações ocupando todos os espaços da imprensa. Coisa nova.......

      Cel PM Wilton

      Excluir
  9. Tive a oportunidade de fazer um sobrevôo de helicóptero com esse ilustre Cmt de mais de 3hs, super gente boa e ouvir uma frase do mesmo no dia da minha formatura do Primeiro Curso de Tripulante Operacional q foi a seguinte: "vagabundo q atira em hospital da Polícia Militar tem q ficar na horizontal" dia este em q houve um ataque ao HCPM.
    Q venham mais coronéis assim, mas acho difícil.
    Força e Honra!!!

    ResponderExcluir
  10. Coerência, lucidez e fato. Traduzido em suas palavras a realidade da nossa polícia, acrescentando, um toque de Mida ou Medusa (mitologia grega) quando à interesse político (Medusa) ou financeiro pelo cargo (Midas) raros são os que igual ao senhor um visionário, olha com carinho e cuidado de um pai, sua "hoje destroçada" tropa.Essa mesma, que vai ao combate, consertar as malezas da sociedade que visa o interesse dos seus cargo político e social. Quando um PM morre, tem que combinar com o direito social, mesmo assim não há presença. Nossa PM, hoje esquecida em um fundo do Baú,empurrada pela sociedade, governo e direitos humanos! Viva PM do RGN, que acordou antes que fosse enterrada, com homenagem da hipocrisia e descaso dos governadores. Avante PM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos Militares guerreiro. Militar não faz greve , faz revolução.

      Excluir
  11. Gostei muito do artigo, mas o senhor esqueceu de mencionar, que tbm estamos, abandonados pela própria cúpula da Pmerj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Anônimo eu nunca falaria isso em publico, mas em caráter reservado tenho me posicionado. Creia que a vontade de acertar é muito grande, mas foram muitos anos de nefasta traição institucional.

      Excluir
  12. Nossos feridos podem contar com poucos. Infelizmente a fila cresce.

    ResponderExcluir
  13. Excelente abordagem Cmt.
    Como sempre objetivo!!!

    ResponderExcluir
  14. Só discordo quando fala que a pm não recuou, está recuando cada dia mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Anônimo , ela não está recuando e sim o restante do Sistema Criminal.

      Excluir
  15. O Coronel está falando d polícia que trabalha em madrugadas frias e que é respeitada peli povo.
    Deve estar falando da polícia da Suécia.

    ResponderExcluir
  16. Verdade.
    Madrugadas frias? Polícia respeitada? Só na Suécia.
    Não é exceção. A extorsão comerciantes é regra. Extorsão a motoristas de xarris velhos. Excrachos aos pibres. Assassinatos. Milícias.
    Tem uns honestos. A maioria e a estrutura e2cousa de bandido.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. "CADA POVO TEM A POLÍCIA QUE MERECE"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " A Policia é o termômetro que mede o grau de civilização de um Povo".

      Excluir
  19. Perfeitas palavras, inclusive quero deixar minha solidariedade aos guerreiros de todos os Estados da Federação, em especial aos bravos do Rio Grande do Norte, que a "justiça" os obrigou a respeitar as normas e voltarem às ruas, mas não obrigou ninguém a cumprir a norma Constitucional de pagar seus salários. Será que o magistrado agiria assim se ele estivesse sem reveber deste novembro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Militar não faz greve , mas não pode deixar de receber em dia seu punhado de sal. Obrigado Vladimir.

      Excluir
  20. Infelizmente o PM tá recuando, eu sou um desses, recuei e não tenho ideia de quando irei conseguir motivação pra voltar.
    Fui preso, por pouco não sou um excluído e após esse episódio eu enxerguei que precisava sair dessa bolha e estou conseguindo.
    Atualmente busco outras fontes de renda que não sejam nada relacionados a segurança, não tô portando a minha arma nem mesmo de folga e admiro aqueles que continuam defendendo essa sociedade, mesmo sabendo ser uma sociedade ingrata.

    ResponderExcluir
  21. Excelente colocação coronel Wilton.
    O dia que(se é que chegará)deixarem de nos tratar como números e não como seres humanos, dotados de direitos como todo cidadão, aí sim, tenho esperança de uma melhora significativa. Pois da forma que somos tratados, olhados, e da forma que nos tratamos também em algumas situações, não vejo luz no fim do túnel.

    ResponderExcluir
  22. Essa semana fui pegar o tal do papel do seguro de vida. R$40.000,00
    Uma piada de mal gosto. A vida humana não tem preço, mas pagar esse valor pela vida de um herói? Isso mesmo, somos verdadeiros heróis diante do caos urbano. Eu não morrerei por essa sociedade hipócrita em parte, minha família e meus amigos me merecem vivo e com saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, dinheiro nenhum do mundo paga uma vida humana, mas ajuda a família em alguma coisa material, pelo menos.

      Excluir
  23. PM é a barreira da sociedade ordeira e o caos, estão querendo acabar com o único órgão que controla essa eminência do caos que vivemos, pra mim boa parte da população querem é verdadeiramente a anarquia, não querem viver em uma sociedade organizada eu vejo que algumas emissoras lutam em induzir o povo a aceitar costumes de libertinagem e não liberdade, estamos nos transformando em um povo escravos do crime, da insegurança, da falta de ética, inversões de valores etc...

    ResponderExcluir
  24. Prezado Cel , na minha opinião na PMERJ se morre mais por diversos e complexos motivos , um deles é o fato da politica dominar as polícias .
    Um governo aposta no enfrentamento depois vem um outro é quer pacificar até com blindados pintados de BRANCO !
    Temos uma categoria desunida e somos oriundos de uma sociedade do " farinha pouca meu pirão primeiro" sociedade essa que quer tirar vantagem em tudo ,que não sabe votar , não gosta de estudar, faz fila nas vielas dos morros para comprar seu pozinho fomentando o narcotráfico ,compra peças de carro em ferro velho, tem gato Net, faz fezinha no jogo de bicho , aceita crônicas de aborto espalhadas pelo estado ( afinal é um mal necessário) enfim somos produtos do meio com as exceções é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severo, Como criador do "Caveirão" sou radicalmente contra pinta-lo de branco. Nossa guerra é infinitamente mais perigosa do que a dos "Capacetes Azuis". Quanto a nossa desunião interna , infelizmente é uma realidade terrível.

      Excluir
  25. Emir laranjeira o Cel do cavalos corredores do 9 bpm.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom texto.
    Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom texto.
    Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. O Policial tem que ter olhos de tigre contra o mal e habilidade de águia para vencer a luta do dia a dia da sua labuta. Esqueceram que se aprende com o bom Policial as tarefas práticas do nosso ofício. O que vejo hj é recruta ensinar recruta. O próprio oficialato fomenta a ideia do novo oxigênio pela adm e esquece do antigo que sabe tudo do setor pois passou anos trabalhando ali e aprendeu com quem sabia. Por isso vemos nas ruas a falta da atitude correta por parte do Policial reflexo do que acontece internamente. O bom Policial não quer mais ensinar por se sentir menosprezado por parte daqueles que deveriam se dar ao respeito perante A tropa mas se perdem com a "juventude". O Senhor Cel Wilton figura como o últimos dos "moicanos", aquele que respeita e ensina e inspira. Como uma boa Policial aprendo com o Senhor e com minhas últimas esperanças e forças repasso a diante na tropa, nesse momento tão ruim para nossa Brígida. " Militar não faz greve, militar faz revolução." Deus continue nos abençoando e protegendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara Valeria, ambas as parcelas de oxigênio, seja novo ou velho( experiente) são fundamentais para a raça humana. O verdadeiro poder é aquele que possui uma parcela considerável de humildade, e isso parece que a garotada esqueceu.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Nobre Cel, tive a honra de ser seu comandado. Triste ver a situação em que nos encontramos. Viaturas sucateadas novamente, salários atrasados, policiais (civis) exaltando bandidos, como vimos com o Rogério 157 e oficiais ainda com o tesão de punir seu policial por motivos banais que nao mais condizem com nossa realidade. Costumam dizer que a tropa esta doente, mas na minha opinião é a unica que esta sã. Policias assim com esse pensamento que o senhor tem é que ainda nos dá força pra continuar em frente. Jamais deveremos nos render. FORÇA E HONRA.

    ResponderExcluir
  35. Nosso reconhecimento pelo heroísmo dos PMs.
    Deus abençoe e guarde os que amam o povo e o servem com lealdade.

    ResponderExcluir
  36. Concordo com tudo, porém falta um componente decisivo nessa questão. RESPOSTA. Tenho 12 anos de PMERJ é quando entrei na corporação, quando morria um combatente, havia resposta a altura aos vagabundos. Isso também fazia com que eles temessem matar um policial. HJ, quando morre um PM, seja de folga ou de serviço, no último caso uma afronta ainda maior ao estado, não há resposta, não há uma operação para sufocar determinada favela, ou seja, o marginal mata o PM é sabe que não haverá uma resposta. O máximo que acontece são aqueles discursos já desgastados do porta voz da corporação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Unknown, nosso tipo de criminoso, extremamente violento e que diuturnamente e ostensivamente porta e usa Fuzil de Guerra e Granada, só conhece a lei da força. Para eles a força da lei é quimera.

      Excluir
  37. É preciso salientar que a raiz de toda essa problemática está profundamente firmada em dois fatores básicos : O código penal vigente que é digno da idade do bronze e a a omissão da lei que erradamente não criminaliza o maldito viciado! Quando o Maconheiro e o cheirador de pó compram aquelas merdas , eles estão financiando, sustentando a grande máquina da morte não só de policiais como também do cidadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Avrolancaster 1945. Um certo Cmt Geral em uma determinada época , falou em publico , que para ajudar o trabalho da segurança publica, as pessoas deveriam fumar menos, cheirar menos e se injetar menos. Foi uma guerra .......

      Excluir
  38. Só um detalhe: Operação Lava Jato nada tem haver com Polícia militar e sim um ação da Polícia Federal.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns Cel! Ingressei na PMGB em 31/08/1965, com 18 anos de idade, tendo ficado durante 13 anos, 5 meses e 22 dias, tendo passado no concurso da PC RJ, tomando posse em 15/02/1979, aposentando-me em 28/08)1996. Aprendi muito nas 2 Instituições Policiais, tendo muito orgulho do aprendizado e por nunca ter respondido nenhum IP, saindo honrosamente e sentindo até saudades daquela época, onde qualquer policial era respeitado, inclusive sozinho. A minha opinião sobre segurança pública é que estamos vivendo uma guerra interna, onde não existe união entre as polícias, onde cada governo estabelece normas de atuação, muitas vezes em prejuízo da sociedade como também do policial, o qual sai de casa para trabalhar sem saber se irá voltar ao seio familiar. Até na folga, quando o policial é reconhecido pela bandidagem, torna-se mais uma vítima. A meu ver, as polícias deveriam ser federalizadas, saindo da esfera dos governos estaduais, não deixando suas corporações de origem, sendo PMDF todas elas e os policiais civis, passando a integrar a polícia federal, onde poderia haver maior integração, salários das duas corporações nos mesmos parâmetros de seus quadros, onde poderiam fazer um trabalho conjunto com respeito, dignidade profissional e salarial, investidos numa função policial conjunta e de respeito mútuo. Acredito que a ideia de federalizar as polícias, tirando-a das mãos dos governos estaduais, melhoraria em muito suas estruturas funcionais, inclusive com cursos extensivos e de aprimoramento funcional policial devidamente integradas. A propósito, já existe uma Lei proposta em andamento. Hoje, aos 70 anos de idade, ainda continuo trabalhando, na função de advogado criminalista, em razão da experiência de 31 anos na função policial. Parabéns mais uma vez Cel e que o Senhor leve adiante suas ideias. Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela intervenção Del Guerso. Todos temos certeza que o modelo precisa mudar, urgente. Viva a gloriosa Policia Civil. Viva a imbatível Policia Militar !!!!

      Excluir
  40. PARABÉNS AO CEL. PELAS COLOCAÇÕES, MAS TENHO QUE DISCORDAR DE MUITAS, SERVI NAS FILEIRAS POR 21 ANOS, FUI AFASTADO POR MOLÉSTIA GRAVE E INCURÁVEL, E O QUE VEJO HOJE É QUE MUITOS IRMÃO ESTÃO DEIXANDO O SANGUE POR UMA INSTITUIÇÃO QUE NÃO DÁ A MÍNIMA PELOS MESMO. A COMEÇAR PELO CMT GERAL DA CORPORAÇÃO, E SEGUE AOS CMTs DE BPMs, O QUE VEJO SÃO POLICIAIS ACUADOS, COM MEDO DE AGIR PORQUE SABEM QUE MESMO CERTOS SERÃO PUNIDOS POR UMA LEI QUE NÃO OS AMPARA EM MOMENTO ALGUM, DIGO QUE OS CMTs SÃO OS RESPONSÁVEIS PORQUE MUITOS ESTÃO EM SEUS GABINETES SOMENTE PARA DAR ORDENS, MUITAS VEZES ABSURDAS E QUEREM QUE SEJAM CUMPRIDAS, MAS DEPOIS TIRAMO DELES DA RETA E DEIXAM SEU COMANDADOS NA FOGUEIRA PARA SEREM ASSADOS COMO CARNEIROS. PODEM ATÉ SER QUE MUITOS SEJAM CORRUPTOS COMO SÃO NOTICIADOS PELOS JORNAIS, NÃO TENHO DÚVIDA DISSO POIS EXISTE EM TODA CATEGORIA OS QUE SE DESVIAM POR MOTIVOS ADVERSOS QUE NÃO ME CABE JULGA-LOS AQUI, AGORA O POLICIAL DEVERIA SER PELO TER UM POUCO MAIS DE APOIO DE SEUS CMTs, E PRINCIPALMENTE PELO GOVERNADOR DO ESTADO, (DIZ SE DE PASSAGEM O NOSSO JAMAIS) ENTÃO ESTÁ AI MINHA SIMPLES OPINIÃO E SEI QUE MUITOS DOS NOVATOS QUE ESTÃO AI JÁ ESTÃO DE MALAS PRONTAS PARA ABANDONAR O BARCO QUE CADA DIA MAIS ESTÁ AFUNDANDO, E NINGUÉM QUER DAR O BRAÇO A TORCER, MAIS É A REALIDADE NUA E CRUA DE NOSSA BRIOSA.

    ResponderExcluir