quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A República das Amazonas.

É terminantemente proibido,  legalmente,  e também pelos parâmetros  do  bom senso  , que Militar faça  greve.  Não pode parar, nunca, sendo inclusive " superior ao tempo".
Mas não é superior a fome.
Por mais que os homens de prata, lutem para superar  seus instintos básicos de homens de bronze, muitos acabam cedendo, quando não é ele , são os quem os cercam. Por isso os séculos em busca de civilização, são marcados pelos contratos sociais, sempre visando o equilíbrio e a justiça nos relacionamentos. As regras teem que ser claras para que isso seja possível, senão vejamos:

Militar não pode fazer greve, mas também não pode ficar sem receber pelo menos seu punhado de sal ao final de cada mês. Esse sal é o responsável, como provedor de sua família, pela mitigação da fome dos seus dependentes, do pagamento de suas implacáveis contas. Pela compra dos remédios que mantém esposas e filhos, em, pelo menos,  situação de saúde razoável. Honra não é só no desempenhar de suas lides castrenses. Honra também é honrar seus compromissos de chefe de família.
Sempre usei em minhas  incontáveis falas a minha Tropa, ao abordar benefícios centenários o seguinte:
- Não se iludam com gratificações eventuais , com planos de moradia sonhadores, com falsas promessas de vertiginosos planos de carreira, etc.   Guardem com vocês,  que ao longo do bicentenário de sua PM, somente dois estáveis benefícios nos acompanham no passar dos longos anos, é o nosso pouco mas certo, salário ao final de cada mês, e nosso apoio de saúde institucional. Isso chocava. Mas os que prosseguiam  na carreira , no passar dos anos, acabavam me dando razão.
Pois bem,  nossos dirigentes recentes até isso nos tiraram. Nosso sistema de saúde está em situação de precariedade nunca visto na historia da PM, e nosso salário continua pouco, mas nunca mais certo  ao final de cada mês. E aí ???
 Eis que de repente explode a crise militar do Espirito Santo, pois bem também, estamos muito pior. Enquanto lá brigavam por aumento de salário, nós continuamos "brigando" por salários, para recebe-lo.....
 De repente também, o fenômeno do mimetismo, fez com que as Mulheres de Atenas, nossas Amazonas, dessem um passo nunca dado em 208 anos, fartas de ouvir o incômodo e aviltante barulho dos estômagos vasios  de seus filhos, passaram a se plantar na porta dos Quarteis.
Erradamente, ilegalmente,  fazendo barreiras para impedirem que seus maridos prestassem seus insubstituíveis serviços a tão, também, sofrida sociedade, a qual os trata com  tanto desprezo.

Ilegal sim, mas legitimado pelo desespero de ver suas famílias dissolverem-se cada vez mais, em um mar de sofrimento e humilhação. A fome é uma péssima conselheira,  e como disse o sociólogo, " o estômago tem pressa".
Fato novo, inédito.
O qual, ao contrario de algumas pitonisas, a meu ver, em momento algum criou ou acirrou a luta  de classes, até mesmo porque não temos classes, temos Círculos.
Vejo sim que a Policia de Castrioto e Vidigal  sairá fortalecida  desse inédito episódio.
A Tropa e seus Comandantes deram demonstração de acendrado espirito de missão ,  robustez profissional, compromisso com seu dever constitucional e amor corporativo,  só comparáveis às melhores instituições militares do mundo.

Enquanto, a partir d'agora,  quando  a Corporação e o mundo externo ouvirem falar da histórica Família Policial Militar, passará a ver, ouvir  e saber que estamos tratando, com tão forte sentido, do PM , sua esposa e seus filhos, sim, eles existem. A Célula Mater Castrense  Estadual da   Sociedade.
Nossas para sempre aguerridas AMAZONAS.

Viva a PM !!!!!!

4 comentários: