sábado, 20 de julho de 2013

INACREDITÁVEL A FORMA DESRESPEITOSA, DESUMANA , DISCRIMINATÓRIA, COMO ESTÃO SENDO TRATADOS NÃO SÓ, OS JÁ IDOSOS HERÓIS SOCIAIS, COMBATENTES DE OUTRAS E INFINDÁVEIS BATALHAS CONTRA A CRIMINALIDADE, COMO TAMBÉM OS SEUS FAMILIARES  TREME TERRA, PODE-SE  DIZER ATÉ MESMO FORMA CRIMINOSA, CASO VENHAM A MORRER POR FALTA DE PRESTAÇÃO DE SOCORRO IMEDIATO, EM RAZÃO DO ARBITRÁRIO FECHAMENTO DE  SEU SERVIÇO DE EMERGÊNCIA  NO HOSPITAL DA PM EM NITERÓI.

1. No Brasil e no mundo foi, é, e sempre será tabu, desrespeitar familiares. Nas Guerras, sejam quais forem suas motivações, massacra-se o combatente, mas respeita-se seus familiares. Nos Sistemas Prisionais  de todo o mundo, trata-se com dureza e rigor o preso, o acautelado, o custodiado, mas respeita-se seus familiares. Nas Insurreições e Revoluções atos de violências inauditas costumam atropelar os estatutos legais, mas sempre foi praxe respeitar-se os familiares daqueles que se envolveram em aventuras e/ou autênticas campanhas ideológicas armadas.

Os familiares de todas a classes sociais costumam ser respeitados, dos funcionários públicos e privados, das carreiras de Estado, das Comunidades carentes, no nosso caso , do Sistema Criminal,  Promotores, Juízes, Defensores Públicos, Delegados. Então por que só nosso familiares PM estão a merecer tal carga de humilhação. Não, não, concordo e não concordarei nunca.;

2. O HPM/NIT foi criado em 1935 na forma majestosa que o conhecemos hoje. Antes era apenas uma humilde Enfermaria. Seu Serviço de Emergência, tendo em vista a necessidade de atendimento da demanda advinda do interior do Estado, foi criado também naquele ano. Portanto a Família Policial Treme Terra é atendida pela Emergência do Hospital da PM em Niterói há 78 anos;

3 .Qual é a justificativa para ato tão sórdido e desumano?  Falta de médicos.!!!! Como ? Se todos os Planejadores da área de Saúde da PM, ou bem ou mal nos últimos 78 anos conseguiram suprir as escalas de serviço com um mínimo que fosse, para que a Emergência continuasse funcionando, salvando vidas, e não foram poucas, de Policiais e dependentes, torno a dizer ao longo dos últimos 78 anos;


4. Sr Governador de nosso Estado, Sr Comandante Geral, Sr Diretor Geral de Saude, por favor, mandem retirar a humilhante placa de EMERGÊNCIA FECHADA da fachada de nosso HPM/NIT, a qual, diariamente, apenas ao distingui-la ao longe, diminue sensivelmente a nossa razão de viver com brio. Um pouquinho de força de vontade do P/1, Escalantes , Sargenteantes, Brigadas, etc. Sentados em volta de uma mesa, rápido, rápido, fornecerão soluções  factíveis para o problema. A Equipe de Emergência nunca foi tão numerosa assim. Isto sem contar que é capaz de existirem inclusive, Médicos voluntários na PM que nem precisem ser Cubanos.

5. Já passou da hora companheiros de  lutarmos pelo que é nosso. De fato e de direito. O Militar PM, é por formação e natureza  dócil e de postura regular de permanente obediência aos estatutos legais.  Porém, quando, forças hierárquicas que deveriam nos apoiar, nos proteger, desobedecem os limites também legais, éticos e morais e investem  arrogantemente, prepotentemente,  asssintosamente, humilhantemente, desumanamente contra nossas FAMÍLIAS, nos tirando o quase centenário direito a nossa saúde, de nossas esposas, filhos, filhas, netos e netas. E aí Guerreiro ? . Como é que fica?????
( Assim perdemos o nosso LIF, a nossa ESPM, a qual se transformou na Escola Superior do Moinho Atlântico ( ESMA); o 13ºBPM, o 1º BPM,  o nosso Campo da Força, o nosso BPTRAN, o BPMFER,o BPFMA, quase a nossa Escola da PM. Avizinha-se a perda do bicentenário QG, o 2 º BPM, o 6º BPM, o 23º BPM e quantos mais territórios patrimoniais sagrados se sabe, estariam sendo negociados  em nome da modernidade e dos gulosos choques de gestão.

Viver assim, humilhado, assim, desrespeitado assim, desonrado, assim, sem poder olhar  NOS OLHOS DAQUELES A QUEM AMAMOS E JURAMOS DEFENDER.  é melllhhooorrr mooorrreeerr!!!!!!!


6. Não aceitamos mais que permaneça a humilhante placa de  EMERGÊNCIA FECHADA ,vista abaixo, na fachada do HPM/NIT, bem como solicitamos ao Escalão Superior a quem cabe, por Estatutos legais, Éticos  e Morais a defesa dos interesses legítimos de sua TROPA, que esforços sejam envidados do urgência para que o nosso tão necessário e por que não dizer fundamental, Serviço de Emergência do HPM/NIT seja prontamente restabelecido.

Cel PM Wilton Soares Ribeiro. Foi Cmt Geral da PMERJ



14 comentários:

  1. Fala, grande Wilton!! Sou o Wallace, filho da Cacilda, irmão do Cel Tavares! Triste esse post! Comprei a casa de mamãe! Se quiser vá lá tomar um café conosco! Um abraço fraternal.
    Wallace Tavares
    composer_wallace@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wallace, sempre tive um carinho e admiração muito grande por toda sua família. D.Cacilda com seu jeitão de mãezona, nunca mais sairá de minha mente e de minha família. Obrigado pela postagem, volte sempre. Creio haver bons assuntos no presente Blog que você gostará de ler. Grande abraço e também no Tavares. Obs- Não perca a História do Caveirão (5ª Parte) que está para sair. Logo após teremos também a história detalhada do GPAE, hoje UPP, que chegou a exercitar seus brilhantes serviços em mais de 15 Comunidades do nosso Estado. Quanto ao café, é só convidar que irei com muito prazer.

      Excluir
  2. Emir Larangeira disse:

    É bom que todos saibam que não é o Cel Wilton Soares Ribeiro (um autêntico treme-terra) o único incomodado com a aflitiva situação do HCP-Nit, mas todos os treme-terras, exceto os puxa-sacos do atual sistema situacional e os que não necessitam do hospital niteroiense. Não se trata de um ex-ccmt geral a reclamar em canto solo. Trata-se da voz geral do policial-militar do antigo RJ, que não pediu Fusão e não abdica de seus direitos. No caso do HCPM-Nit, representa esta unidade de saúde o coração da tropa treme-terra que ainda palpita, mesmo que sem muita força, esperando a morte. Que seja uma morte digna! Portanto, a justa e real reclamação do Cel PM Wilton não é resumida a algum posicionamento político do tipo contra ou a favor, mas antes é questão humanitária. O precário funcionamento do hospital de Niterói tem sido histórico. Não é problema atual, mas cumulativo e crônico. Reverter tal situação depende de boa vontade e firmeza, qualidades que o que o atual cmt geral possui e com as quais nós, treme-terras adoentados e envelhecidos, contamos, como contamos no caso da manutenção do Colégio da Polícia Militar, mérito do atual comando geral que aplaudimos entusiasticamente. Não é agradável a ninguém confrontos entre ex-cmt gerais, pois em pouco tempo todos estarão nesta irreversível condição de "ex" e depois, seguindo as leis da natureza, todos estarão mortos e sepultados. Que pelo menos alguns sejam lembrados positivamente pelos treme-terras por terem salvado o HCPM-Nit da falência total a absoluta! É isto que interessa ao ilustre ex-cmt geral Wilton Soares Ribeiro e deve ser este o interesse do não menos ilustre e atual cmt geral, como o qual os treme-terras esperam sempre contar. Nada de redução da discussão a uma queda de braço... O problema é grave, sim, e deveras humilhante. Afeta uma comunidade de treme-terras e seus familiares que somam ainda milhares de almas sofridas. São estas pessoas humanas que merecem respeito por parte de quem quer que esteja na gestão do todo que se chama PMERJ. Por sorte, há um cmt geral atual que já demonstrou ao longo de sua carreira uma forte preocupação com a dura vida das praças e de suas famílias, tal como fez também o ex-cmt geral Wilton Soares Ribeiro ao longo de sua carreira e de sua vida, sendo certo que a ocupação do cargo de cmt geral é antes de tudo um acidente de percurso, uma exceção, e não a regra geral do coronelato. A regra geral é (ou deveria ser) a atenção com a tropa ativa e inativa, e com seus familiares, que merecem o máximo respeito! Que todos então se entendam e finalmente a maldita placa seja substituída por alguma mensagem positiva à comunidade treme-terra, e que finalmente a ação supere a inação!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Cel Larangeiras. Este é o foco. Os altos postos de uma instituição militar foram criados apenas com este nobre fim: Cuidar de sua sofrida gente e impelí-los no azimute do cumprimento do dever. Parabéns mais uma vez pela clarividência. Respeito e disciplina sim,covardia jamais. Seeelvvaaa e vida longa aos Demônios Verdes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selva! Vida longa aos Demônios Verdes!

      Excluir
  4. Cel Coruba comentou:

    A história registra que a PMERJ, ao longo de sua trajetória, sempre mostrou-se capaz de superar obstáculos dos mais diversos matizes.
    É certo que o desinteresse político do atual governo do estado, a sua aviltante indiferença e desrespeito com a PMERJ e a erosão de seus valores morais estão comprometendo e dificultado o trabalho daqueles que hoje são responsáveis pelo destino de nossa instituição, obviamente com reflexos nas áreas operacionais e administrativas, incluindo o Serviço de Saúde, do qual o HPM/NIT é parte integrante.
    Todavia, o caso apontado por nosso ex- Cmt Geral (Cel Wilton), ao que nos parece, trata-se de um problema de ordem conjuntural, que está a reclamar de nossos gestores internos soluções urgentes e eficazes.
    A despeito das adversidades produzidas pelo sistema político dominante no Estado do Rio de Janeiro, convém lembrar que a força de nossa bicentenária instituição sempre se revelou nos momentos mais difíceis. É a esta força, que sempre nos caracterizou, que devemos apelar neste momento em que é preciso traçar novos caminhos. Portanto, a geração que aí está não pode permitir-se cruzar os braços.

    ResponderExcluir
  5. Caro Cel Coruba, obrigado pela intervenção. Oro,torço,participo no que posso e minha segunda pele azul fica a se remoer e lutar em prol do objetivo de que a atual geração não passe para a história como a " GERAÇÃO DO PERDEU". Tenho um carinho e admiração muito grande por todos eles, mas o dever INSTITUCIONAL sempre deve falar mais alto. Infelizmente o passado mostra que a queda de uma geração de lideres arrasta consigo uma legião de Tropa cada vez mais sofrida e desprezada. É isso que não queremos, mas é, isso que estamos a ver sistemàticamente com a perda paulatina do patrimônio físico, tático e estratégico da Corporação,sem justificativas racionais. Por isso luto, e continuarei lutando até a morte. É meu dever. Grande abraço e obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Caro Cel Wilton,receba a minha continência.Com o passar do tempo a nossa Instituição começou a sofrer pelo processo de desmantelamento de sua História e tradições,através das manipulações politicas dos governantes.Lembro-me quando do ingresso na antiga PMEG,a escolha do Cmt G era o mais antigo,seguindo-se assim ao Ch do EM.Mas na mente doentia daqueles que não conhecem a Administração Militar e os políticos ocasionais ,os critérios foram mudados e os escolhidos desta forma não tem nenhum compromisso institucional,seja por incompetência,omissão ou subserviência.Daí o quadro que se encontra a Briosa Corporação.
    Cel Beltrão.
    BRASI ACIMA DE TUDO!

    ResponderExcluir
  10. Ilustre Coronel
    Wilton

    Estão destruindo a PM por dentro e por fora...
    Acabar com a PM está na agenda do atual governo do Brasil...
    O que vem por aí? Quiçá sejam as milícias de bairro a exemplo das milícias da Venezuela (chavistas).
    PMs são mortos no dia a dia dessa guerra civil artificial, implantada pelo pragmatismo dos atuais governantes (maioria) que querem tomar o poder a qualquer custo (nova constituição para bancar a república socialista/comunista).
    Em nome da "justiça social" ou da "igualdade" associam nosso serviço de saúde com o SUS, num artifício administrativo ilegal, mas justificado pela propalada "desigualdade social".
    A hora do confronto está próxima...
    Humberto Pinto Cel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos parar de lutar por aquilo que acreditamos, caro Cel Humberto. Obrigado e grande abraço.

      Excluir