segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Homenagem ao Fator Selva/ A Onça Pintada no Pantanal.

Fotógrafo americano capta cotidiano de onças-pintadas no Pantanal

Douglas Trent clicou felinos que vivem na região do Rio Paraguai.
Imagens mostram acasalamento e disputa feroz por espécime fêmea.



Do G1, em São Paulo




27 comentários

Casal de onças-pintadas é fotografado durante acasalamento em área do Rio Paraguai, em Mato Grosso (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)Casal de onças-pintadas é fotografado durante acasalamento em área do Rio Paraguai, em Mato Grosso (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)
Fotografar onças-pintadas em seu habitat natural se tornou uma paixão para o norte-americano Douglas Trent, ecólogo e integrante do projeto Bichos do Pantanal, que estuda a fauna deste bioma brasileiro. Desde 2005 ele registra esses mamíferos e já clicou ao menos 40 espécimes diferentes que vivem nas margens do Rio Paraguai, no Mato Grosso.
A bordo de um barco-laboratório e equipado com uma potente câmera fotográfica, o americano -- que fala português com sotaque, graças aos 33 anos de convívio com a biodiversidade brasileira – já viu brigas entre onças, acasalamentos e até situações em que uma das onças devorava uma cobra sucuri.
“Para achar esses animais, temos que sair e procurar, prestar atenção. Não podemos ficar no barco conversando com os amigos, porque a maioria dos animais fica na sombra, parada e você só consegue enxergar a cabeça”, disse Trent ao G1.
Ele conta ainda que as onças-pintadas têm um comportamento parecido com o de felinos domesticados, como os gatos. “Eles brincam, são elegantes e na maior parte do tempo te ignoram completamente”, explica.
Mas complementa dizendo que há uma grande diferença entre um gato e uma onça-pintada. “Há relatos por aqui de pessoas que foram comidas por onças”, conta o americano.

De acordo com a lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), as onças-pintadas estão quase ameaçadas de extinção.

Veja abaixo mais imagens feitas por Douglas Trent:
Do meio do matagal, é possível ver apenas a cabeça de um exemplar de onça-pintada (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)Do meio do matagal, é possível ver apenas a cabeça de um exemplar de onça-pintada (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)
Em outra imagem, casal de onças é visto no momento do acasalamento (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)Em outra imagem, casal de onças é visto no momento do acasalamento (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)
Registro mostra dois machos brigam pela conquista de um espécime fêmea (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)Registro mostra dois machos brigando para conquistar um espécime fêmea (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)
Enquanto os machos gritam entre si e distribuem 'patadas', a fêmea parece não se importar pela disputa (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)Enquanto os machos gritam entre si e distribuem 'patadas', a fêmea parece não se importar com a disputa (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)
Onça nada no Rio Paraguai e vai em direção à área com vegetação (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)Onça nada no Rio Paraguai e vai em direção à área com vegetação (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)
Clique do fotógrafo Douglas Trent mostra onça-pintada comendo uma cobra sucuri (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal)Clique do fotógrafo Douglas Trent mostra onça-pintada comendo uma cobra sucuri (Foto: Divulgação/Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário