segunda-feira, 9 de março de 2015

"RETIRAR ARMAS DAS MÃOS DOS CRIMINOSOS É A GRANDE META "

Escaninho de Recordações

"Retirar armas das mão dos criminosos é a grande meta"

Este o lema de meu Comando Geral da PMERJ, no período 2000/2002.
Tal palavra de ordem era exaustivamente repetida em formaturas, reuníões, diretrizes, palestras, encontros. Todo e qualquer documento que fosse enviado pela cadeia  de comando, teria obrigatoriamente que receber carimbo ou impressão em parte deste documento com esta assertiva. Acreditava nisso. Em razão, de durante longo período de minha carreira haver atuado em Unidade Especial,  que favorecia a proximidade com ocorrências violentas, nas quais o marginal da lei já usava com constância,  armas de guerra. Me recordo  também,  em Unidade convencional, de uma operação na favela Nova Brasília,   o meu saudoso 12º Batalhão, em 1995,  fez  uma apreensão de vasto material bélico de guerra estrangeiro, tendo o antigo Jornal do Brasil estampado em primeira página uma frase minha que dizia " Parece que o mundo declarou guerra a Niterói". É que espalhadas em uma capichama, lá estavam, AK 47, Norinco, Sig, Ar15, Rugger, Desert Igle,  Uzi etc, além de farta munição..Vi também de perto,  o estrago que uma arma dessa fazia. Já no Comando Geral, com apoio do Cel Maia, da DGAL  e Cel Claudecir,  do CMM, conseguimos idealizar e confeccionar um belo e robusto troféu metálico,  com partes de madeira,  representando um  braço forte Policial Militar retirando do criminoso violento a máquina de matar inocentes chamada Fuzil. Eram de bronze, prata e ouro. Respectivamente para as UOp ( Unidades Operacionais) classificadas em 3º, 2º e 1° lugar na quantidade de armas de fogo apreendidas mensalmente. Como disse, acreditava nisso, aliás, acredito.  Tais medidas, além de fortalecer o moral da tropa e implantar uma escola de comando sadia, enfraquecia o poder destruidor do tráfico de drogas em nosso Estado.

Uma das razões dessa técnica  motivacional de comando no entanto, além é  claro,  da parte óbvia referente a ação física de fazer e  fazer fazer  policial, tem a ver diretamente com a sensibilidade e a  capacidade de estabelecer prioridades.  Quantos companheiros à época,  me perguntavam e perguntavam entre si,- mas Cmt,  existe uma infinidade de crimes capitulados no Código Penal e legislações  afim e o Sr  adota  como prioridade absoluta as armas, retirar armas das mãos criminosas ? E eu explicava, quantas vezes fosse necessário, companheiro, todos os crimes devem ser combatidos com total vigor e regularidade, mas você há de convir que o advento da arma de guerra no teatro de operações em nosso Estado, é o fator primordial do desequilíbrio entre  forças legais e criminosas. O poder criminoso em nosso Estado  está montado exclusivamente sobre sua capacidade de portar e usar armas de guerra. Portanto,  é ai que temos que direcionar todas as nossas forças, até que o criminoso violento do Estado do Rio de Janeiro passe a portar novamente, faca, garrucha ou  no máximo, Rv Cal 38.  O companheiro e/ou companheiros entendiam ou fingiam que entendiam e saiam.
 Até que , em uma reunião com Comandantes , Chefes e Diretores, lembrei-me de uma entrevista que havia assistido há muito tempo com o "Bispo Vermelho" ( que de vermelho não tinha nada, tinha sim,  um coração imenso do tamanho dos Estados do Rio e de Pernambuco, com Olinda dentro, juntos ), o saudoso Padre D. Helder Câmara.

E inspirado nele,  contei a meus homens e mulheres,  a história que dele tinha ouvido, a respeito de como estabelecer prioridades :

 Em meio a uma entrevista,  o repórter lhe perguntou como ele decidia a respeito de priorizar este ou aquele projeto social, se os recurso eram minguados, e todos eles eram importantes. Isso além de como  priorizar defesas às diversas perseguições  que vinha sofrendo

Dom Helder então falou, " Meu filho, veja bem, imagine se você tem diante de si , dois cães ferozes e prontos a  ataca-lo.  Um, está ainda se preparando, o outro já está a centímetros ou já iniciando a mordida em sua canela. Você tem com você um bastão de defesa. Em qual dos dois cães você daria  a primeira bordoada?? " Pronto,  o repórter entendeu e prosseguiu com a entrevista.

Todos os Comandantes  finalmente  entenderam e saíram da reunião com ganas de cumprir a grande meta de "retirar armas das mão dos criminosos".   Importante registrar também o valiosíssimo apoio que nos deu a Delegacia de Armas e Explosivos, criada naquele anos de 2001.

Importante registrar também o valiosíssimo apoio que nos deu a Delegacia de Armas e Explosivos, criada naquele anos de 2001.




Viva D. Helder, viva a PM !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário