segunda-feira, 20 de abril de 2015

E a " CANÇÃO MEDIEVAL" ganhou o mundo.

ESCANINHO DE RECORDAÇÕES

" A Cezar o que é de Cezar "

Tenho observado ao longo do tempo que a poesia intitulada " Canção Medieval" tem sido citada e/ou  escrita "in totum"  em seguidos momentos e locais diversos, alguns dos quais  registro,  após superficial pesquisa,  para fundamentar a presente intervenção, e que seguem abaixo:

1. Blog do Cel PMERJ  Esteves, no ano de 2007, a título de mensagem;

2. Blog do Odir Cunha, no ano de 2012, em comentário atribuído a Leonardo Henrique Peixe Cabeça. Apenas transcreve;

3. Blog Vale Quase Tudo, ano de 2012. Apenas transcreve;

4. Blog A Verdade Sufocada, ano de 2012, inserção atribuída ao Gen Bda Ref Arsênio Souza da Costa. Publica paráfrase do General;

5. Blog do TERNUMA, sem data, publicando paráfrase atribuída ao Gen Arsênio Souza da Costa;

6. Blog Mulher na Policia, em 2014. Apenas transcreve;

7. Face book do Cel PMERJ Mario Sérgio, no ano de 2014. Apenas transcreve;

8. Livro intitulado " Entre a caserna e a rua: o dilema do 'pato' ", de autoria do Cel PMERJ Robson, o qual transcreve o poema sob a indicação " Considerações preliminares sobre o simbolismos da espada" e diz que o mesmo se encontra emoldurado num quadro que decora a sala do Cmt do BOPE;

Assim, como o "poema de cavalaria" está ganhando mundo, tenho por obrigação contar a narrativa de sua real origem, pelo menos sob meu ponto de vista, até mesmo porque , segundo uma mensagem, também medieval, intitulada "VERDADE", e apresentada como "SABEDORIA ANTIGA":  Calar de si mesmo, é humildade. Calar os defeitos alheios,  é caridade. Calar palavras inúteis, é penitencia. Calar nos momentos oportunos, é prudência. Calar na dor, é heroísmo. Calar a verdade é omissão.

 Corria o ano de 1973. Era Tenente da PM do antigo Estado do Rio de Janeiro. Cumpria missão no Serviço Estadual  de Informações e Contra- Informações (SEICI), orgânico do Gabinete Militar do Governo do Estado. Era Chefe do Gabinete o Ten Cel PMRJ Marinel de Souza Carvalho e Governador o Dep Federal Raymundo Padilha.

Em uma de minhas idas oficiais  a Sede do Governo, no Palácio do Ingá, passava na ante sala do Governador, quando o Cap Guerra (Cel PMRJ Sylvio Carlos Guerra), chamou-me e apresentou-me a um senhor de estatura mediana, cabelos grisalhos e olhar muito vivo,  que seria o próximo a ser introduzido no Gabinete do Governador. Era o poeta e jornalista paulista Nóbrega de Siqueira. O Cap Guerra com seu jeitão  desembaraçado, amigo e comunicativo, sem perder a estética militar que o caracterizava, apresentou-me: "Este,  Dr Nóbrega, é o Tenente Wilton, primeiro colocado na EsFO ( Escola de Formação de Oficiais) , no curso de Guerra na Selva, no CIGS ( Centro de Instrução de Guerra na Selva ), ( nesse caso , equivocou-se,   embora bem colocado, não fora o primeiro no cômputo geral. Havia sido o primeiro entre os Oficiais Policiais Militares ), e em todos os Cursos que fez até agora. É um orgulho para nossa Policia Militar, etc, etc..".O Sr.  Nóbrega olhou-me,  puxou um apanhado de papel em seu bolso do paletó, destacou um, e passou às minhas mãos, seguido das palavras que, creio serem parecidas com essas:  "Leia Tenente, ficaria feliz se o senhor gostasse deste poema". Logo a seguir acompanhado do Cap Guerra, adentrou o Gabinete do Governador. Nunca mais o vi.

Ao chegar a minha sala de trabalho no centro de Niterói, fui olhar o papel e lá estava uma cópia xerox,  de um pequeno poema intitulado " CANTIGA MEDIEVAL", encimado pelo nome do que julguei ser o autor " NÓBREGA DE SIQUEIRA " e datado ao final - Niterói, 8 de abril de 1973.

O poema era uma pequenina "bomba", no tocante ao teor explosivo e inflamável. Uma caracterização estupenda do sentimento de honra,  que deve revestir integralmente o arcabouço moral  de um militar,  que incorpore em sua jornada diária o verdadeiro espirito de missão e de lealdade pessoal e institucional. Lia e relia. Decorei-o rapidamente. Recitá-lo sozinho me fazia um grande bem.  Este reduzido pedaço de papel passou a me acompanhar em meus guardados. A infinidade de mudanças domesticas e profissionais não me levaram a perde-lo.

Até que em 1993, já como Tenente Coronel, por questões de foro intimo me vi compelido a retirá-lo do "baú" e transcreve-lo na publicação  de minha Ordem do Dia de passagem traumática do Comando do  Batalhão de Operações Policiais Especiais, do qual tenho orgulho de ter sido  um dos fundadores. Lá está o poema de Nóbrega de Siqueira, no último Boletim Interno assinado por mim no  Comando do BOPE.

Passados alguns dias de minha saída do Batalhão , recebi um pedido de autorização do Cap Penteado, Oficial P/4 ( Oficial de Logística ) do BOPE, o qual pretendia confeccionar quadros em tamanho grande com o teor  da "CANTIGA MEDIEVAL" e coloca-lo no Gabinete do Comandante e da P/4 ( Seção de Logística )  da Unidade. Autorizei pró forma , não tinha mais autoridade para isso. Soube posteriormente que tal desejo foi realizado.

Vida que segue. Dois anos após,  em 1995, outro Governo, outra administração na área da segurança  pública  , encontrava-me comandando, por convite do Cel PMERJ Dorasil , Cmt Geral,  o Batalhão Berço da Nação Treme Terra, o Bataleão, o 12º BPM, quando, abruptamente,  deixa o cargo  o General Bda Euclimar Lima da Silva,  Secretario de Segurança Pública , em momento tempestuoso.   Logo após o fato sou procurado pelo meu amigo de Caserna, o Cel Lenine Freitas da Silva. ( nossa amizade fora forjada e fortalecida pelos longos três anos de EsFO). Me dizia o Cel Lenine que os companheiros mais próximos do Gen,  queriam lhe fazer uma última homenagem,  tendo em vista  sua exoneração, e sabedores que eu tinha um texto bem compatível com aquele momento,  queriam transcreve-lo em um grande quadro e oferta-lo ao substituído. Tal foi feito,  e lá  foi  a "CANTIGA MEDIEVAL" cumprir sua honrosa missão mais uma vez.

Foi a última vez que soube de sua utilização de forma oficial. Ainda bem.

Alguns dados sobre o Poeta Nóbrega de Siqueira:

. Seu nome completo era Samuel Nóbrega de Siqueira, nascido em São Paulo em 1905;

. Foi poeta, crítico teatral, escritor   e jornalista, tendo trabalhado no Jornal O Povo,  de São Paulo;

. Escreveu os livros Terras roxas, Cartas da terra e do homem, Canto do Brasil novo;  Memorias do Almirante Jaceguay,  Poemas de amor, Sanhaços.

. Recebeu o título honorifico de Cidadão Niteroiense, pela Resolução nº 582 de 23 Mar 1970, da Câmara Municipal.


Para finalizar, segue o original (cópia xerox ), na forma como se encontra , após acompanhar-me em inúmeras e intermináveis jornadas por longos 42 anos :









Obs1- Este pequenino papel prossegue guardado em meus salvados de "guerra".


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          



Obs 2- Esta é a copia que foi aumentada e emoldurada compondo  os quadros colocados nas instalações do BOPE, em 1993.







Obs 3- E finalmente,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   esta foi a  cópia que ao ser aumentada,  foi também  emoldurada para ofertar ao Gen  que havia deixado a Secretaria de Segurança Pública em 1995.



















































































































































































































                                                                                               

Um comentário:

  1. Comandante.
    Bom conhecer, finalmente, a origem da Cantiga Medieval.
    Sem conhecer mais sobre ela, sobre seu autor e como havia chegado ao BOPE, mas após tê-la aprendido, tenho procurado ser seu divulgador e não foram poucas as vezes que pude faze-lo, tanto em ambientes militares como civis.
    Bem sabemos que somos indivíduos experimentando a realidade sensível com os impulsos de nossa visão particular das coisas, o que proporciona ora coincidências e ora dissidências na avaliação e na realização do que nos propomos. É o que a filosofia chama por axiologia, uma teoria geral de valores que vamos aderindo e nos permite, impulsiona e ajuda a "escolher".
    Comandante, podemos ter pontos de vista diferentes sobre tantas coisas que nos permitiram escolhas diversas, mas a essência do nosso pensamento militar é única e nela o imperativo da honra é categórico.
    Obrigado por mais um saber. Têm sido muito os que aprendo com o senhor.
    Minha continência respeitosa.
    Força e honra.

    ResponderExcluir