segunda-feira, 6 de abril de 2015

Chamamento aos Coroneis, ou a Tropa não merece isso.


Há muitos e muitos anos,  não sentia tal mal estar em razão de assistir a  reportagem sobre as atuais condições de nossa Tropa. No inicio me assustei comigo mesmo. O que era que eu estava sentindo  após concentrar-me nas cenas  do Fantástico de hoje, dia 5 Abr 2015??
Não era raiva, já não mais a possuo, não era indignação, ainda a possuo, mas tal sentimento não perpassava nas minhas veias naquele momento. O intenso desconforto não cessava, pelo contrário aumentava. Resolvi sair e caminhar. Longa caminhada. Cabeça completamente aérea, um pouquinho de arritmia, estremecia meu coração. Continuava caminhando.
Até, que descobri. Estava chorando. A principio,  econômicas lágrimas. Com o prosseguir da caminhada meio sem rumo, no entanto, comecei a chorar muito. Sozinho, aéreo, na rua e chorando muito. Terrível. Que diabo de Onça é essa, martelava minha cabeça, Onça não chora.... Foi então, que identifiquei o sentimento que estava causando tal estado emocional. Era uma caudalosa abordagem de tristeza. Era uma profunda, úmida, pegajosa e brutal tristeza que , não me recordo ao longo da minha longa vida, já ter sentido antes.  Estava aniquilado pelo sentimento de derrota, com a pergunta que não calava em minha cabeça e já saindo a boca no caminhar solitário. Onde errei ? Onde minha geração de Chefes errou ?? Não, não creio que tenhamos errado tanto  na formação, através do exemplo,  de nosso futuros líderes. Pelo menos nunca na historia de nossa gloriosa PM me recordo de tal tratamento de abandono, em tal dimensão e período, a nossa Tropa.

O vento frio da trilha e o silencio reinante me reconduziram a melhor estado. O sentimento de tristeza permanecia mas a cabeça já voltava a racionar pragmaticamente. Pensei ouvir sons confusos de grilhões, correntes, talins e espadas sendo usadas em treino castrense. Atribuí a desconforto de antepassados que tomados de igual tristeza, por terem visto as cenas da televisão,  deveriam estar se remexendo em suas tumbas. Coisa de Vidigal e Castrioto, quiça,  Assunção, Caxias, Brito ou Pardal.
 Foi então que decidi fazer este chamamento a nossos Coronéis. Por favor Senhores.  Não façam mais isso, não continuem a tratar nossa Tropa dessa maneira.  Ela não merece.  Ela é o elo mais importante de um corpo que se necessita sadio para cumprir uma das mais nobres e difíceis missões da face da terra. Ela é o sustentáculo permanente e diuturno a defender o último bastião entre a lei, a ordem e a barbárie. Ela é a mão fardada e armada da governabilidade.  Não rasguem e joguem na lama dos interesses  dissonantes de nossa formação, nossos Manuais de Chefia e Liderança. O respeito mútuo é fundamental para a perpetuação do viver castrense. Nossos princípios, valores  e crenças que alicerçam   nossas sagradas virtudes, devem continuar a serem clausulas pétreas. Em razão disso é que  estamos fazendo 206 anos mês vindouro.

Corporação é corpo, e corpo é composto de cabeça, tronco e membros. Não tenham nenhuma ilusão, se os membros, Cabos e Soldados e o tronco Sargentos e Subtenentes adoecerem , seja moralmente , seja fisicamente, por abandono logístico  e/ou perda do espírito e sentido de missão, o resultado será muito mais grave do que simples estatísticas.  A cabeça , os Senhores também perecerão. E com os Senhores, toda a principal edificação da segurança pública de nosso Estado, a bicentenária  Instituição Policia Militar. Ela  ruirá,  e com ela toda a  sociedade como assim nós conhecemos.

  A Tropa não quer incompatíveis  condições materiais,  nem mirabolantes e vazios de mérito planos de carreira. A tropa quer é  ser tratada com dignidade e ter certeza a cada instante que está lutando e  dando sua vida, se necessário for, por uma causa justa.


Tenho certeza que minha tristeza passará, e ruídos de corrente, talins e espadas não mais serão ouvidos nas longas madrugadas de uma sobrenatural jornada de POG. Confio nos Senhores. Aliás,  a Tropa também , mas está  faltando" UU" provar a ela, afinal, na vida militar, o óbvio deve ser repetido e praticado  sempre.  
 .

17 comentários:

  1. É um chamamento, que escutem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Comandante, infelizmente temos uma lacuna enorme formada pelos desmandos de alguns comandantes, que não privilegiaram a experiência profissional em detrimento de uma tal "renovação", "oxigenação" ou seja lá qual termo for, para uma Polícia Militar melhor. Erraram na dose e temos hoje profissionais a frente da tropa com pouquíssima ou nenhuma atividade operacional em suas carreiras e,é com pesar que me atrevo a antever o futuro, a tendência é de piora...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Junqueira, em alguns clássicos de Administração aprendemos em nossas escolas, militares ou não, que os mesmos fenômenos que ocorrem com o corpo humano também ocorrem com as instituições, sejam elas públicas ou privadas, sejam problemas físicos, sejam mentais, ou ainda espirituais. Para tratarmos do físico, da mente, ou do espirito procuramos os médicos ou religiosos afins. Infelizmente, creio que nossa Corporação está doente do corpo e da alma. Assim como acredito que um bom e eficaz inicio de tratamento seria buscar com carinho, determinação e acendrado profissionalismo, informações técnicas através de banhos de imersão em nossos Museus, Arquivos Gerais, Escolas e porque não dizer Cemitérios e Maosoléus. Quem sabe que dai não comece a voltar bases, referenciais e modelos que permitam a Corporação reconduzir-se ao caminho da real missão sagrada de Servir e Proteger, Grande abraço. E quanto ao finzinho de sua postagem , nada de pessimismo, Para ao alto e para frente , este é o lema, Grande abraço.

      Excluir
  3. Orsini de Lima > Wilton Ribeiro
    Comandante, chora quem ama a Polícia Militar, verte lágrimas os que possuem brio, vergonha na cara.
    Os fortes nunca são derrotados, mudam as abordagens, revêm as estratégias, reciclam-se para um novo enfoque.
    A meu ver o erro não foi nosso, cumprimos e bem nosso dever; Para os sonhadores, visionários como fui chamado algumas vezes, houve uma destruição proposital da estrutura da corporação, visando aniquilar o último baluarte entre a Democracia e o Comunismo, assim, os políticos corruptos, comprados e a imprensa sórdida que esta na mão do Estado, partiram para destruição, já que transformaram o verde oliva, outrora carinhosamente chamados de abacates, em melancias, verde por fora e vermelha por dentro, sucateados, dominados, Desta forma passaram a atacar a PM, Vender Quartel General, Unidades padrão, desmoralização dos Coronéis, não lhes bastavam mais desmoralizar o pobre do soldado, jogar a tropa contra seus comandantes, tudo muito bem orquestrado, retirada das cabeças pensantes da cúpula da PM, forçação de aposentadoria eliminando os que tinham amor corporativo e caráter.
    Foi uma estratégia bem sucedida, devo concordar, em 20 anos assumiram pontos estratégicos e meios para sustento de seus projetos ambiciosos de Poder, Supremo Tribunal Federal, Supremos tribunal Eleitoral, Ministério da Justiça, Petrobrás, BNDS, Banco do Brasil, Caixa Econômica, tudo tomado, tudo dominado, até a Polícia própria eles já tem, desde 2004, Força nacional, assim como Hitler tinha sua Gestapo, só falta acabar com a PM como a tal comissão da verdade sugeriu e desta forma dar o golpe final.
    Para um sonhador visionário, sempre percebi com nitidez as intensões desses crápulas ; Aposentar os cabeças pensantes, os fortes de caráter, os que amam a Instituição, desmoralizar Coronéis, jogar praças contra comandos, foi uma destruição até relativamente fácil, pois a maioria não estava preparado para a guerrilha.
    Sabemos de tudo que já aconteceu, A pergunta que não cala. O que podemos fazer para reverter a situação? Conte comigo CMT.
    Orsini
    Selva !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela intervenção caro Orsini. Se ainda lutamos é porque acreditamos na lendaria e bicentenaria Diviisão Militar da Guarda Real de Policia da Corte, incontestavel Prima Policia do Brasil. O que podemos fazer ? Continuar lutando. Grande abraço

      Excluir
  4. Caro Wilton,
    Lendo o texto, descobri por que estava tão triste e meio desiludido. Penso que o chamamento não deve ser feito só aos coronéis.É preciso não absolver os políticos e outras autoridades e setores que tratam a tropa como massa e os PMs como peças de reposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo caro Mestre Jorge. São responsáveis também, em escala macro. Vamos em frente. Se acreditamos naquilo que fazemos, se a causa é justa, então a razão de ser Policial, continuará sendo a razão de ser. Obrigado.( Por falar nisso , onde foi que nós erramos ?? )

      Excluir
  5. Cmte,
    Esta tristeza... Eu a senti (ou algo similar).
    Este choro... Já o tive. Copioso.
    Mas ainda acredito, mesmo jovem Oficial. Pois me lembrei de um poema de François-Guillaume-Jean-Stanislas Andrieux aonde ele se dirigiu diretamente a mim:
    .
    "Ainda Há Juízes em Berlin".

    .
    Com vossa licença, meu cumprimento respeitoso.

    "Frédéric, un moment par l’humeur emporté :
    « Parbleu, de ton moulin c’est bien être entêté ;
    Je suis bon de vouloir t’engager à le vendre !
    Sais-tu que sans payer je pourrais bien le prendre ?
    Je suis le maître. — Vous !... de prendre mon moulin ?
    Oui, si nous n’avions pas des juges à Berlin. » "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes my friend. So do I. But, is there judge here ?? This is the problem....

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Caro Comandante, a onça chora sim, a onça sofre sim, a onça se indigna sim, porque a onça da qual falamos tem sentimento, tem discernimento, tem amor à Instituição que lhe abrigou e deu o pão que o alimentou e alimentou a sua família. A onça que tem o sentimento de gratidão e que tem a responsabilidade de manter viva a chama da verdade, da decência, do pundonor... A onça que sabe que o bem mais caro e precioso de que dispõe a Instituição é a sua tropa e por isso, deve ser tratada com respeito e disciplina, com amor e verdade. Parabéns pelo texto que demonstra ter sido escrito com a emoção do coração. Parabéns pela verdade nele expressa. Obrigado por existir e ser essa Onça brava e dócil, aguerrida e defensora da nossa querida e amada Polícia Militar do Rio de Janeiro e de cada um dos seus integrantes, verdadeiros Guerreiros da Paz. Seu admirador e seguidor, Cel PMERJ Fernando Belo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo Fernando Belo. Obrigado cara Luana. Vamos em, frente. Enquanto missão houver, missioná
      rios seremos.

      Excluir
  8. cel wilton ribeiro servi sob comando da pmerj tenho orgulho disso. espero que o senhor comece pelo hcpm ,por falta de responsabilidade,deles o nosso maj Ademar morreu talvez mais pessoas tenha morrido.

    ResponderExcluir
  9. cel wilton ribeiro servi sob comando da pmerj tenho orgulho disso. espero que o senhor comece pelo hcpm ,por falta de responsabilidade,deles o nosso maj Ademar morreu talvez mais pessoas tenha morrido.

    ResponderExcluir
  10. Caro Paulo, obrigado pela intervenção. Nossa Corporação possui mecanismos de controle capazes de detectar e sanar qq problema interno. Tenho certeza que as coisas irão melhorar. Abraço.

    ResponderExcluir