sábado, 11 de julho de 2015

MISERICORDIA XX

Misericórdia XX. Não há como silenciar  em razão das incoerências entre a demanda criminosa e a preparação, articulação e desdobramento de nossos quadros diante de tal desproporção de forças, técnicas, táticas e estratégias.  A mais antiga Policia Militar do Brasil não pode ser tratada desta forma. A Policia heróica da Guerra do Paraguai não merece isso. A Policia Militar, força reconhecida por Floriano como consolidadora da Republica não merece isso. A Policia Militar responsável,  por Niterói ter recebido o título de Cidade Invicta, por ocasião da Revolta da Armada não merece isso. A Policia Militar que há 206 anos é responsável pela tranquilidade, sono, vida e ir e vir de 15 milhões de fluminenses não merece isso.  A seguir algumas considerações às quais julgo compatíveis e atuais:

1. Teria sido  instituída a " vagabundagem de proximidade " ??;

2. Não tenho dúvida que, infelizmente, muito, mas muito sangue mesmo,  terá que correr para que se conserte os dois lados. Policia e Criminoso;

3. Os jovens PM que apanharam na cara não deveriam ter sido presos, uma vez que o peso da humilhação que carregarão na alma, para o resto de suas vidas na Corporação, supera em muito qualquer  punição disciplinar.  Quem deveria ser preso sim, é o sistema e seus criadores e alimentadores,  os quais tentam implantar teorias alienígenas, fora da realidade de nossas ruas, nossas madrugadas, nosso permanente clima de guerra, provocado pelo uso de armas, artefatos e técnicas de guerra. Há que se admirar  Rondon, admirar  Ghandy sim e também Madre Tereza de Calcutá. Mas  desafio,  que se encontre  em qualquer momento histórico na Segurança Pública de qualquer Pais, em qualquer época,  uma Policia que tenha conseguido preservar, instaurar ou reinstaurar  a Ordem  Pública , usando somente palavras, tapinhas na barriga e  animação cultural, contra fuzis, granadas, minas, " bondes ", toneladas de drogas, etc.  É uma covardia institucional o que se está fazendo com nossos jovens PM. Não creio que o contribuinte nos pague para que apanhemos na cara, nem tomemos pedradas,  pazadas, pauladas,  rojões, molotov,  etc e fique tudo por isso mesmo. Por sermos a primeira, e a que mais se cobriu de glorias em todo território nacional, somos permanentemente observados pelas nossas Co-irmãs. Não podemos nos dar ao luxo nunca de deixarmos de ser, sempre,  eterno  exemplário do bem;

4. Pelo andar da carruagem,  agora sim, creio que estamos vivendo um real e absoluto estado de guerra, uma vez que o instituto da rendição, pela Força Armada Legal ( no caso a PM ) só é aplicado em situações de guerra, realmente é inédito;

5. Finalmente, sempre haverá um lado bom a ser identificado e seguido. No quadro atual, é que,  bastaria um pouco de HUMILDADE, profissionalismo  e amor corporativo,  para  tornar a árdua missão de Servir e Proteger mais simples, mais atuante, mais duradouramente doutrinaria ( " se queres prever o futuro, estudas o passado " ) e portanto mais eficiente, eficaz e  efetiva.  Cuidem de seus homens como se fossem seus filhos. Não é bom ver filhos humilhados. Mas tão terrível quanto,  é vê-los afastarem-se do caminho do dever. É não prepará -los condignamente, em ensinamentos técnicos, armamento e equipamento  para o exercício da missão, da vida, das ruas, da demanda.   Não bastam palavras ou publicações, há milhares de anos Confúcio já dizia: " Palavras convencem, mas exemplos arrastam", e, mais sabiamente,  também dizia que:  " A Policia deve ser respeitada pela população e temida pelo bandido".


PS. Somos todos uma grande família, que ama, torce e se orgulha de ser PM. Sofremos com  seus parcimoniosos ( se compararmos com outros papeis sociais ) malfeitos  e explodimos de felicidade por seus incontáveis e regulares  bemfeitos.  Seelvvva !!!!

2 comentários:

  1. Quando ingressei para PM em 82, no 6º BPM, havia um brocardo: "Policial que dorme em serviço, acorda no céu!"; mas naquela época, o recruta era chamado de "bola de ferro", sempre estava pelo menos fazendo par com um mais experiente, no PATAMO era chamado de "cabeça de pneu", pois sempre sentava no banco traseiro, onde o pneu estepe da viatura se localizava; mas hoje jogam os recrutas sós, sem experiencia de combate, abandonados a própria sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Borges. Rasgaram o Manual Operacional em troca de efêmeros e discutíveis momentos de glória. As mortes de nossos jovens PM, em razão das seguidas demonstrações de improbidade operacional, não tenha dúvida, serão cobradas a seu tempo. Já ouço ao longe o barulho de grilhões, correntes e talins conduzidos por Vidigal, Castrioto, Assunção, Pardal e seus centenários seguidores.

      Excluir