quarta-feira, 15 de julho de 2015

VIVA O BOPE !!!!!!!!!! Artigo publicado pelo renomado Jornalista Segadas Vianna a respeito de nosso Batalhão de Operações Policiais Especiais ( BOPE ), no dia 6 do corrente, com consequente comentario deste Oficial. Julgo conveniente e oportuno republica-lo.

Segadas Vianna – jornalista – DRT-RJ 26647 – " Aquele que se sabe profundo esforça-se por ser claro;aquele que gostaria de parecer profundo à multidão esforça-se por ser obscuro" – F. Nietzsche




1 comentário

O BOPE precisa voltar à sua atividade fim com urgência



1O Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE, foi criado com uma única intenção: ser uma tropa de elite pronta para intervenções.
1Os homens do BOPE sempre foram treinados em negociação e resgate em situações onde haja reféns, foi criado para atuar em ações de contraterrorismo urbano e também para intervenções em situações policiais de crise, onde só uma tropa com suas características poderia atuar.
Policiais trocaram tiros com os bandidos, antes da invasão ao hotel
Policiais trocaram tiros com os bandidos, antes da invasão ao hotel
Com o tempo o BOPE foi perdendo uma série de aspectos que o denotavam como tropa de elite. Em primeiro lugar seu contingente passou para a imensidão de quatrocentos e cinquenta homens, o que torna impossível um treinamento específico adequado a todos os seus integrantes e também dificulta o filtro de policiais que se desviem de sua missão e se acumpliciem a criminosos de alguma forma.
Oficiais do Bope iniciam implantação da primeira UPP no complexo do Morro do Macaco
Oficiais do Bope iniciam implantação da primeira UPP no complexo do Morro do Macaco
Em segundo lugar de tropa de intervenção o BOPE passou a ser usado no caso das UPPs como tropa de ocupação, o que por si só já é um tremendo desvio de função.
1E em paralelo o BOPE começou a fazer operações de rotina de combate ao narcotráfico nas favelas do Rio e Grande Rio o que também faz surgir, pelas características de tropa de combate do BOPE, um número maior de vítimas fatais inocentes.
1O BOPE, até para ser preservado e continuar a ser uma das melhores tropas do mundo de intervenção urbana, precisa com urgência voltar à sua atividade fim.
1Ou então ele deixa de ser uma unidade de operações policiais especiais e passa a ser, como vem sendo, apenas mais uma unidade da PM, com uniforme e treinamento diferentes do restante da tropa regular.
1O preço disto é pago pela própria PM que aos poucos vai perdendo uma de suas melhores unidades especializadas pela sua descaracterização, pela sociedade que não consegue ver o BOPE atender onde realmente sua ação é necessária e imprescindível e finalmente pelo próprio BOPE, que ao ser descaracterizado acaba também deixando de ser na prática o Batalhão de Operações Policiais Especiais.



Um comentário em “O BOPE precisa voltar à sua atividade fim com urgência”


  1. Caro amigo Segadas, tendo sido um de seus fundadores, primeiro Instrutor de Técnica de Patrulha Urbana e Rural e Sobrevivência do 1º COESP, posteriormente, Cmt, formalizador em D.O. de seus símbolos e distintivos, implantador do “Caveirão” e do Posto de Comando Móvel, da Equipe de Intervenção Tática e construtor do Palácio da Caveira, tenho por obrigação apresentar algumas considerações a respeito de seu oportuno artigo :
    1.Pleno acordo que o BOPE precisa voltar a sua atividade fim com ” UU “. Mas ….
    2. O aumento de efetivo é necessário e compatível. Quando a PM tinha 20.000 homens, o BOPE tinha 180, portanto nada mais coerente que, para uma PM de quase 50.000 homens o BOPE tenha 450, afinal é um Batalhão e não uma Cia. O que não se pode abrir mão é que todo seu efetivo tenha sido escolhido a dedo e treinado como um OE. O BOPE é um subsistema da PM, portanto carece de fundamento as assertivas que seu pálido aumento de efetivo impeça o treinamento especializado e o controle sobre o comportamento de seus homens. Quando falei em subsistema quis dizer que quando o efetivo aumenta, o Estado Maior também aumenta, em recursos e em capacidade de Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle. Se tal não está ocorrendo, ai sim, pode-se prever um momento entrópico, por erro de gestão.
    3.Uma tropa de Intervenção, permanente, tem que estar preparada para episódicas missões de ocupação sim. Faz parte do faseamento , do fator consequência de suas próprias missões. O que não pode ocorrer é que as ocupações sejam permanentes ou semipermanentes.
    4.As vitimas fatais inocentes, infelizmente fazem parte das características do conjunto topotático/ violência dos criminosos ligados ao trafico de drogas/ uso de armamento de guerra, pelos criminosos e consequentemente pelas Policias. Este quadro causa as vitimas fatais, e não o maior ou menor emprego do BOPE. Aliás, pelo contrario, se não fosse o altíssimo grau de profissionalismo/ capacitação técnica/adestramento dos homens do BOPE , essas vitimas com certeza seriam bem mais numerosas.
    5. O BOPE é sim, mais uma Unidade da PM. O BOPE nunca poderá ser tratado como outra PM. O BOPE não é um fim em si mesmo. Existe para, ao cumprir suas cada vez mais complexas missões, elevar também, cada vez mais o nome da bicentenária Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
    6. O BOPE superará mais essa crise. Já o fez antes. Digo-lhe que já foi até bem pior em outras épocas, quando os inimigos internos eram mais poderosos e melhor colocados na cadeia de comando.
    7. Grande abraço e obrigado mais uma vez por sistematicamente defender nossa PM.
    Cel PM Wilton Soares Ribeiro
    Curtir

Deixe um comentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário