segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

DESIDERATA

  ESCANINHO DE RECORDAÇÕES

Na esquina das Ruas Barão do Amazonas com Feliciano Sodré, no Centro de Niteroi, foi construído um Quartel, para servir de Base a nossa antiga Cia de Metralhadoras. Na década de 50, após obras de modernização, lá,  foi instalada nossa antiga e saudosa EsFO ( Escola de Formação de Oficiais) da Policia Militar do antigo Estado do Rio de Janeiro. Tempo que passa. Já em 1975, por força da Fusão, nova destinação, é implantada a não menos saudosa ESPM ( Escola Superior de Policia Militar). Infelizmente hoje, naquele sitio sagrado, apenas um cinzento pátio particular de containers.

Absurdamente, nossa Escola de Coronéis, nossa ESPM, virou ESMA ( Escola Superior do Moinho Atlântico).

Era uma Escola de excelência. recebíamos companheiros  de Co-irmãs de Policias fardadas, não só de todo Brasil, como do Cone Sul.

Porém, a real intenção dessa postagem, é mostrar com foco nesse grau de excelência, que até as matérias voltadas a Metodologia Cientifica, não abandonavam os parâmetros do coração e da alma, conforme documento a nós distribuído, no  CSPM ( Curso Superior de Policia Militar) no dia  31/10/1991, pela competentíssima e saudosa Professora daquela disciplina,  Ana Boechat, com o titulo de DESIDERATA, escrito em 1692, mas com impressionante atualidade, cujo original, para meditação, segue abaixo:

2 comentários:

  1. Os motivos pelos quais a escola foi parar no predio do moinho podem não ser as melhores, mas a gloria do que se faz não esta nas paredes e sim nas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar de alguns politicos/corretores, que com esse argumento ficaram ricos.

    ResponderExcluir