terça-feira, 11 de outubro de 2016

P13, A SALVAÇÂO. Quem sabe ??

Toda vez que pressinto ter uma mal dormida noite a frente, infalível dor de cabeça durante o dia , não muito forte, mas com persistência militar,  chega devagar e fica.
A primeira  vez não foi diferente. Primeiros alguns sucessivos curtos sonhos, acordares repentinos, tremores e suores sem justificativa aparente. Em determinado período selvático de minha vida,  cheguei a desconfiar de malária, mas não , foi diagnosticado leshimaniose em estágio inicial. Curado pela Fundação Oswaldo Cruz, nem por isso os tremores e suores noturnos cessaram totalmente.
Mas uma coisa era certa, sempre,  até os dias de hoje, na segunda ou terceira noite desde os sinais iniciais, recebia eu, sempre pela madrugada,   a visita de um antepassado ilustre. Assim foi, quando no longínquo ano de 1993, passei o Comando do Bope, às nove horas da  noite, para o mais Graduado no momento, o saudoso então Subtenente Ademar, apresentando-me a seguir, preso ao Cmdo Geral, por não aceitar  injustiças explicitamente urdidas e cometidas contra minha Unidade e Oficial sob meu Comando. Naquela madrugada fui visitado por um triunvirato composto pelos Coronéis Assunção e João José de Brito e um Oficial desconhecido que me foi apresentado como parente longínquo do Maj Portugal. Queriam me ouvir, queriam saber exatamente o que houvera acontecido. Narrei- lhes em detalhado relatório verbal militar. Ao término, apenas trocaram significativos olhares. Sem dizerem uma palavra entre si, foram unânimes em afirmar : Parabéns Ten Cel Wilton, em seu lugar faríamos o mesmo. Fique tranquilo, vida que segue. Os Chefes serão informados. Parabéns e sucesso. Acordei apavorado, com a palavra sucesso martelando as têmporas. Sucesso como? Estou destruído, alijado do sistema !! Carta fora do baralho!! O tempo, senhor da razão, mostrou que os mensageiros estavam certos. Aleluia !!!

Por ocasião da absurda tentativa de venda, destruição do QG PMERJ, nova visita pela madrugada, em um dos momentos que parecíamos  derrotados pelas forças do mal. O barulhos das caixas registradoras soavam ininterruptamente nos patios castrenses. A demonstração cabal e vergonhosa de mercância, que já havíamos assistido pouco antes,  por ocasião da extinção, esquartejamento e salgamento de nosso solo sagrado,  de nossa casa maior do saber superior, a ESPM, antiga Sede da formação de todos os Oficiais Treme Terra, estava bem próximo de ocorrer também com nosso Templo Sagrado, nosso Quartel dos Barbonos. Dessa vez veio a dupla maior, o Marechal Vidigal e o Brigadeiro Castrioto. Envoltos em diáfana nuvem azul gendarme, ambos em farda de instrução, acompanhados por numeroso séquito, que provocava ensurdecedor barulho de coturnos, talíns , espadas e espadins, correntes e chapas de soleiras. Dessa vez demoraram mais tempo, quase até o amanhecer.  Queixas, lamurias, sentimentos de culpa, não os faziam entender onde erraram, onde cometeram os erros típícos de falta de coordenação, exemplaridade, planejamento estratégico, formação, entranhamento medular do espíritum de corpo,   etc...  Estavam atônitos. Como  seus descendentes poderiam cometer aquele crime de traição institucional concretizado pela venda e destruição da Casa Maior da Ordem Publica, do Bastião da Lei e da Ordem, do Templo Sagrado  dos Homens de Azul. Mais uma vez prestei-lhes relatório detalhado. Resumi todas as iniciativas que um grupo de antigos Oficiais já haviam tomado na defesa de nosso QG. Apresentei  fatos , datas e nomes, registrando inclusive que todos os traidores  já estariam sendo  listados , com procedimentos previstos em OS  Especial,  para terem seus nomes, retratos e almas colocados na Galeria dos Traidores Institucionais (GTI), criada e normatizada pelo saudoso Cel Vidal. Pela primeira vez os ouvi vibrarem,  e vi seus rostos se iluminarem em curto sorriso, penso até ter ouvido, do fundo do quarto um " yeeaaaaaaaa" !!!! " Chegou o momento das despedidas. É totalmente incompatível e risível bater  continência com roupas de dormir, mas não resisti e despedi-me com  bastante gravidade. Empertigaram -se, disseram algumas palavras de encorajamento e repetiram com metálica  voz ,   antes de desaparecerem,  as célebres palavras de Dolores Ibárruri:   Cel Wilton, diga, por favor, ao Cel Belo, Presidente da AME,  que " NO PASARÁN " !!!!!!
E de fato, quem passou foram eles. Eles passaram, se foram, mas não passaram com sua indignas e  impuras botas sobre nosso QG.  Nosso QG ai está. Vivo vibrante. Monumental.

Mas dessa vez foi diferente, veio a dor de cabeça durante o dia, veio a insônia, os curtos momentos de sono vieram,  vieram os tremores e suores noturnos , mas  eles não vieram.
 O que veio, só foi percebido por mim pela manhã. Estava cansado.  Lutara muito tempo durante a madrugada contra pesadelos horríveis e vertigens intermináveis. Sabia que eles estiveram em meu quarto. Sentia suas presenças. Sentia o cheiro do couro dos coturnos de Infantaria e botas de Cavalaria. Até um teimoso toque de corneta tinia  surdamente em meus ouvidos. Olhei detidamente em toda a volta. Foi quando senti o cheiro de um borrão  de lacre, ainda quente,  recém impresso em um documento sobre a minha escrivaninha. Era uma folha grossa de papel especial, como se fosse um pergaminho. Com o coração batendo descontroladamente li:



Quartel em Dimensão Castrense Superior
Outubro de 2016

Providencias a imediato prazo para  aqueles que desejarem salvar o que restou de nosso amado Estado do Rio de Janeiro, no campo da Segurança Pública.

1.Reunir-se com as Policia Militar e Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema Penitenciário, Representantes Politicos e Imprensa  e informar,  que sem a interpretação das leis a favor das forças do bem, nada será possível;

2. Comprar em regime especial:
              . 4.500 Fuzis, novos,  de inquestionável qualidade, sendo 500 para a PC e 4.000 para a PM. Munição em quantidade compatível.
             
              . 100 Viaturas especiais para Patrulhamento Tático, blindadas.
             
               . 20 VBTP ( Caveirão).


              . 20.000 Coletes
  
               . Radios de VTR e Portáteis.

3. Reduzir de 38 GPAE/UPP para , a principio,  20. Dos 5000 Homens recuperados, destinar 1600 para comporem Comboios junto as 100 Vtr adquiridas. Iniciar Patrulhamento Agressivo.
   Apoiar as UPP restantes, as mais criticas,  com 1400 Homens ( Onde tem Policia não pode ter bandido).

   Recompor  os Batalhões, em áreas críticas, com os restantes  2000 Homens finais.

4. Determinar que O BOPE, CHOQUE e a Unidade de Cães, realizem ações sistemáticas nas áreas que perderem as UPP.

5. Investir pesado no HCPM e HPM/Nit.

6. Pagar o salario da Tropa em dia;

7. Recriar a Caixa de Economias da Policia Militar;

8. Comando e EM sempre a frente da Tropa;

9. Reuniões sistemáticas de avaliação , de todo Sistema Criminal.

E que Deus, o Senhor de Todos os Exércitos nos ampare.



OBS- As providencias a  médio e longo prazo serão planejadas e executadas em seus devido tempo.


ACUSE ESTAR CIENTE.
   


Terminei de ler. Sai a varanda. O frescor da manhã , o cantar dos pássaros,  o cheiro das flores e o barulho característico da floresta em redor, tudo representava vida, amor, paz.

Reli o documento em busca de nuances cientificas, policiológicas, antropofilosóficas, comunitariproximidadescas.  Não tinha, era apenas um reduzidíssimo trabalho de P13, isto é P1 e P3.

Mas que pode vir a salvar nosso Estado do Rio de Janeiro. Quem sabe?????

A dor de cabeça passou, o sono voltou, os tremores e suores noturnos cessaram . É, quem sabe???

Estou encaminhando para os canais competentes, o " Escalão Girafa".
              


2 comentários:

  1. CARO COMPANHEIRO CORONEL PMERJ WILTON COMBATENTE DE PRIMEIRA LINHA EM DEFESA DA ORGANIZAÇÃO POLICIAL OSTENSIVA E DE PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA MAIS ANTIGA DO BRASIL,

    DIFÍCIL NÃO SE EMOCIONAR COM O TEXTO EM QUESTÃO, OS SONHOS COM CORONEL ASSUNÇÃO, VIDIGAL, CASTRIOTO, BRITO E OUTROS HERÓIS DA NOSSA GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, HERDEIRA DO LEGADO HISTÓRICO E DAS TRADIÇÕES DA DIVISÃO MILITAR DA GUARDA REAL DE POLÍCIA, E DA FUSÃO DAS PMEG E PMRJ.
    ESSE "FELLING" SÓ O POSSUI QUE SE ENVOLVE ATÉ A MEDULA NAQUILO QUE FAZ, NA SUA PROFISSÃO, NO SEU MISTER, MESMO QUE ISSO ENVOLVA O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA.
    A NOSSA ESPINHOSA E NÃO TÃO RECONHECIDA PROFISSÃO E INÚMERAS VEZES INCOMPREENDIDA ATIVIDADE POLICIAL É ANTES DE TUDO UMA RAZÃO DE SER COMO DIZ A CANÇÃO DO POLICIAL MILITAR, DA AUTORIA DO NOSSO QUERIDO E COMPETENTE CORONEL PMERJ JORGE ISMAEL FERREIRA HORSAE.
    COMO O COMPANHEIRO, TAMBÉM TENHO ME ENVOLVIDO PROFUNDAMENTE NAS NOSSAS QUESTÕES, NA LUTA PELA MANTENÇA DO QG/PMERJ, NA REVOLTA E INDIGNAÇÃO DE VER COMPANHEIROS PRESOS EM BANGU, À REVELIA DA LEI, POR UM ARREMEDO DE GOVERNADOR, QUE SE TUDO CORRER COMO INDICA A OPERAÇÃO LAVA JATO, EM BREVE ELE MESMO VESTIRÁ O PIJAMA LARANJA DA PAPUDA.
    TIVE O PRAZER DE SERVIR SOB O SEU COMANDO DE ÁREA QUANDO ASSUMIU O 12º BPM E EU O COMANDO DA 6ª CIPM, ATUAL 35ºBPM. FOI ALI QUE PERCEBI A SUA HABILIDADE EM TIRAR O MELHOR DOS SEUS COMANDADOS EM PROL DE UMA ATUAÇÃO EFICIENTE,EFETIVA E EFICAZ, NO EXERCÍCIO DA NOSSA MISSÃO CONSTITUCIONAL: A POLÍCIA OSTENSIVA E A PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA.
    VAMOS SEGUIR EM FRENTE DEFENDENDO ATÉ A ÚLTIMA GOTA DO NOSSO SANGUE A NOSSA CORPORAÇÃO, QUE TUDO NOS DEU E TUDO MERECE DE NÓS.
    UM FORTE ABRAÇO
    PAULO FONTES TENENTE CORONEL PMERJ RR(1970- 2000)_

    ResponderExcluir
  2. Obrigado caro amigo Ten Cel Fontes, emocionado fico eu com uma mensagem como essa. Devemos continuar a luta em defesa daquela a quem, nós e a sociedade, há mais de duzentos anos, devemos considerável parcela de nossa existencia. Grande abraço. Selvvvaa !!!!

    ResponderExcluir