quinta-feira, 20 de junho de 2013

VIVA A PM, VIVA OS POLÍCIAS !!!!!!!!!!!

Revirar baú de recortes de jornais, é extremamente perigoso para o coração. Mas , apesar do risco de encontrar-se de vez em quando matérias que podem levar a fatais emoções, também podem levar a garimpo vitorioso de contexto geral, conforme a pérola abaixo, de autoria do jornalista e renomado escritor português Guilherme de Melo, que fui resgatar na página 18 do Diário de Noticias, de Lisboa, do dia 4 de Maio de 1986, Domingo.


"OS POLÍCIAS

 DELES se tem dito o pior. O mais chocante. O inimaginável. Com alguma razão, reconheça-se. Por culpa  de alguns  - que importa não confundir com os demais. Uma coisa é a parte, outra o todo. Uma a árvore, outra a floresta. Lugar-comum? Decerto. Mas que é  assim, é.

Neles, se aponta a prepotência, a arrogância, o usar da força sem, muitas vezes, cuidar, antes, de saberem se lhes assiste usá-la. E provavelmente, não.

No fundo, o problema é, essencialmente, um problema de educação. Ou de falta de educação. De incultura. De impreparação. E passa por uma coisa chamada civismo. Porque são os guardiões do cidadão como entidade cívica, deles se espera e a eles cabe o próprio exemplo de civismo. Que nem sempre têm. Ou por outra: de que nem sempre têm a ideia exata.

Deles se diz tudo o que se sabe  - esquecendo, entretanto, o medo que à noite alastra na cidade poluída, espreita às portas, entreabre as janelas. Que se deita na cama de cada velha solitária e acompanha as férias de cada família ausente da casa fechada por um mês. O medo que escreveu " proibido" em cada parque da cidade, que assoma às esquinas e se oculta pelos portais. Um medo que veste blusão e mastiga chiclete, usa o esticão ao passar rente a quem passa e rasga a distância, impune, sobre as motorizadas roubadas. Anda de ponta-e-mola e usa espingarda de canos serrados.

Eu sei. Eu sei que tudo isso é fruto da sociedade que de dia para dia fomos deixando apodrecer - e acabar com ele implica, antes de tudo e acima de tudo, curar essa sociedade que gangrenou. Só que , enquanto isso se não faz ( e conseguirá, ainda fazer-se ?) o medo é o rei e senhor da cidade - e eles, apenas eles, o outro medo que o trava. Ai de nós se, com todos os seus erros, com todos os seus defeitos, com todos os seus excessos a corrigir, apesar de tudo eles não existissem - os Polícias....."
Guilherme de Melo


Obs1- E este quadro acima não previa a Cidade tomada por bandos de vândalos, saqueadores, arruaceiros, baderneiros, destruidores da Ordem Pública, incendiários e ladrões de todo gênero........

Obs2- Minha Polícia ( PMERJ) é filha da Polícia Portuguesa ( GRP, hoje GNR), com muita honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário