domingo, 30 de março de 2014

Da série UPPINHA É O CACETE, ou, O POVO DE NITERÓI MERECE RESPEITO, ou ainda, NADA MAIS TEIMOSO QUE A VERDADE.

O jornal Extra desse fim de semana apresenta em sua 1ª página a matéria : "UPPinha do Morro do Estado já tem sede para 120 policiais".

Em primeiro lugar, viva a PM. Sim, a população de Niterói, já há muito tempo , há cerca de sete anos está a clamar e necessitar fisicamente de mais Policiais em nosso território, em nossos logradouros.
Que venham os Heróis sociais, os Gendarmes da lei e da ordem, os Centuriões do bem. Nossas famílias, amigos, vizinhos, visitantes estão precisando, e muito,  de mais presença efetiva de Guardiões fardados e armados, em apoio aos bravos Combatentes do 12º BPM, a inibirem, desestimularem a ação daqueles que teimam em pautar suas nefastas condutas em ações criminosas contra a população de bem de nosso Município. Mas por favor, um veiculo de comunicação da importância do Extra denominar a  modalidade de policiamento de UPPinha, é totalmente desrespeitoso com a  sofrida gente de Araribóia. Até mesmo o nome de  DPO Ref ( Destacamento de Policiamento Ostensivo Reforçado) seria bem aceito, tendo em vista que o efetivo de 60 homens não é uma Companhia de Policia Militar completa, para ser chamada de Companhia Destacada , e sim 2 Pelotões . OBS-  Creio que a  nomenclatura certa seria Cia (-), isto é Companhia menos. Mas isso já seria uma outra abordagem.

Se a parte relativa ao pedido de respeito já foi citada acima,  falta tocar na outra parte da postagem ou seja , a teimosia da verdade.

É que, para mantê-la teimosa e determinada ( A VERDADE), é importante que se registre, que no segundo semestre de 2006, foi implantado no mesmo Morro do Estado, a exemplo do que já havia sido feito no Morro do Cavalão em 2002,  uma modalidade de Policiamento Ostensivo denominada  GEPAE ( Grupamento de Policiamento em Área Especial), a comando de Oficial e com o efetivo de 90 Policiais Militares. Para tanto, foi construído um aquartelamento de alvenaria, como Sede, pela PMERJ, com o apoio da Prefeitura de Niterói, à beira do campo de futebol da Comunidade.

 Esse elemento desdobrado da PM, como se  chamou GEPAE, poderia ter se chamado UPP ou Cia Destacada, ou Subunidade Avançada, etc. O problema é o que teria  sido  feito dele (O GEPAE com  90 homens fardados e armados), implantado no alto do Morro. do Estado, no ano de 2006,   para justificar que 8 anos após novo elemento desdobrado, com uma nomenclatura diferente,  fosse reinaugurado no mesmo local, com quase o mesmo efetivo, a mesma missão e ocupando a mesma Sede, como se o GEPAE nunca tivesse existido fisicamente.

É realmente algo muito difícil de entender. Encerro portanto lembrando que o Povo de Niterói merece respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário