terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ESQUENTA!!!!

ESQUENTA !!!!!!!!" Não só coisas boas devem ser relembradas, infelizmente, algumas devem o ser para que não se repitam.

Tal matéria foi alinhavada no ano de 2013. O Cel Telhada da PMSP, registrou sucinta mas importante homenagem ao Ten PMSP Mendes Junior, barbaramente assassinado por terroristas naquele  Estado,  no ano de 1970. Á época minha EsFO/PMRJ, Escola de Formação de Oficiais, lhe prestou justas honras. Nesse período, da homenagem de Talhada,  esbarro na TV, no programa "Esquenta",  com PM, Oficiais e Praças, de nossa PMERJ, afrontando publicamente, com beneplácito de seus superiores,  o já tão desgastado Manual  do Dever de Aprumo. Tive que me posicionar.


Wilton Ribeiro compartilhou a foto de Coronel Telhada.
26 de janeiro de 2013 às 15:29 ·
.
No recente exterminado Prédio , da exterminada Escola de Formação de Oficiais da exterminada PM do antigo Estado do Rio de Janeiro, existiam Placas, Salas e Quadras, em homenagem ao brutalmente assassinado Ten PMSP Alberto Mendes JR. Tudo foi destruído em nome da ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA, o barulho das caixas registradoras falou mais alto.
Lamentável, extremamente lamentável. Hoje vemos Sargentos ( a liga amalgamadora, fundamental, da pirâmide entre Praças e Oficiais), FARDADOS, na televisão, dançando funk, despudoradamente, com total ausência de pundonor militar. Igualmente vemos Oficial PM, dançando funk, esfregando-se a e com conhecido traficante de drogas, também despudoradamente e com total ausência de pundonor militar (ato público e o oficial identificado como tal). Cabos e Soldados FARDADOS, visivelmente constrangidos (ainda bem), todos observados pelo olhar passivo, permissivo e até incentivador de autoridades presentes, todos dançando funk também, todos a rebolarem e rebolarem, e cada vez mais rebolarem, FARDADOS, como se não mais existisse na PMERJ, uma ferramenta de controle marcial chamada DEVER DE APRUMO, própria de qualquer Instituição Militar, ou outra qualquer mínimamente organizada e uniformizada. Sei não!!!, Sei não, onde as coisas irão parar. Se é demonstração de troca de cultura (não creio que seja), por que só unilateralmente? Por que, por exemplo, o outro grupo não se dispôs a realizar uma pequena demonstração de ORDEM UNIDA SEM COMANDO ? Ou então sob outro prisma, o da universalização, por que não estavam presentes também a rebolarem, pelo menos as outras Forças Estaduais e Municipais: Bombeiros, Policiais Civis, Agentes Penitenciários, Guardas Municipais, e num rasgo de "integração total", já que liberou geral, representantes das Forças Armadas e Policias Federais. Não.... , nenhuma dessas Instituições ( graças a DEUS) aceitaria tal desmoralização. Então por que só a PMERJ tem que suportar tal carga?. Já passou da hora de se dar um basta, enquanto é tempo.

Mas uma coisa eu sei, e cheguei inclusive a perceber,  sob a forma de sinistros sons, e quase a ver jorros de sofridas lágrimas a brotarem , não só dos olhos do Ten PMSP Mendes JR, como também dos olhos de todos os PM Heróis Sociais, de todo o Brasil, tombados por força das balas assassinas,  disparadas por traficantes de drogas e outros criminosos. Estão a chorar sim , após verem a postura de componentes de uma Bicentenária Força Pública em tal quadro de promiscuidade em ambiente politico- televisivo, pela constatação cada vez mais evidente, que seus atos de heroísmo em defesa da sociedade e consequentes mortes próprias, brutais, pelo ferro e fogo inimigos, estão caminhando também cada vez mais, para a inutilidade e total falta de reconhecimento. Primeiro pelas próprias Instituições, e depois pela Sociedade em geral.
Muito triste tudo isso, lamentável, extremamente lamentável.

OBS- Por maior espírito humanitário, arraigada crença democrática e fé legalista que se tenha, e eu os possuo com profunda convicção, sempre haverá um pequenino espaço, para se sentir alguma, também pequenina saudade ( nesses tristes momentos) da época em que os castigos corporais eram permitidos nas Forças Militares. Em uma situação como essa , por exemplo, nada melhor e eficaz que a aplicação de pequena dose de surra de CIPÓ GURUMGUMBA ou CAMARÂO, para fazer os despundonorizados  militares voltarem a realidade fática castrense e respeitarem novamente o que ainda representa a Gloriosa Bicentenária Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tudo a exemplo do saudoso Maj PM Vidigal , eternizado por uma mão forte empunhando um chicote, cujo lema era " A FIRME APLICAÇÃO DA LEI" ( impresso no  verso da Medalha do 1º Colocado do CAO, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais).

Cel PM Wilton Soares Ribeiro
Foi Chefe do EMG e Cmt Geral da PMERJ
 

Ontem, 24 de janeiro, seria o aniversário de 65 anos de ALBERTO MENDES JUNIOR, caso ele não tivesse sido assassinado por terroristas no dia 10 de maio de 1970. ...Assassinado por grupos terroristas de políticos que hoje estão no poder e ainda se apresentam como defensores dos direitos humanos... Políticos que tem na memória e nas mãos o sangue desse jovem que foi morto aos 23 anos, amarrado, com a cabeça esfacelada a golpes de coronhas de fuzil. Não se casou, não teve filhos, não viveu e ainda foi totalmente esquecido pela nação pela qual morreu defendendo. CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JUNIOR, nos os homens de bem sempre lhe seremos gratos e leais aos nossos ideais..



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário